25/04/2018 - Equipe Target
As cadeiras escolares com superfície de trabalho acoplada
A NBR 16671 de 04/2018 - Móveis escolares - Cadeiras escolares com superfície de trabalho acoplada - Dimensões, requisitos e métodos de ensaio estabelece os requisitos mínimos dimensionais, de ergonomia, estabilidade, resistência, durabilidade e segurança, e os métodos de ensaio para cadeiras escolares com superfície de trabalho acoplada, frontal e lateral, para ambientes de ensino. Não se aplica a poltronas para auditórios e não se aplica a cadeiras com superfície de trabalho para pessoas obesas. Para poltronas para auditórios, ver a NBR 15878.
Target Genius Respostas Diretas:Quais são os requisitos para ensaios?
Quais as dimensões do gabarito tipo 1?
Como deve ser executado o ensaio de carga estática no assento?
Qual deve ser a sequência de ensaios?
Quais as instruções para fabricantes e gestores?
Pode-se definir uma cadeira escolar com superfície de trabalho acoplada como um mobiliário composto de cadeira e superfície de trabalho interligados, abrangendo os produtos habitualmente conhecidos como: cadeira universitária; carteira universitária; cadeira com prancheta; frontal ou lateral; cadeira ou carteira monobloco. As tipologias e as dimensões para as cadeiras com superfície de trabalho acoplada estão estabelecidas na tabela abaixo.
As cadeiras com superfícies de trabalho, quando reguláveis para mais de um padrão dimensional devem ser ensaiadas para cada padrão dimensional que sua tipologia (frontal ou lateral) contemple. Todos os requisitos definidos na tabela devem ser contemplados nas cadeiras com superfícies de trabalho reguláveis para mais de um padrão dimensional. As cadeiras com superfície de trabalho acoplada frontal e lateral devem apresentar superfícies de trabalho, com área útil conforme definido nesta norma.
A área útil da superfície de trabalho frontal deve ser definida pela projeção de um retângulo de dimensões (b1) × (t1), conforme Figura D.1 (disponível na norma). A área útil da superf&...