07/03/2018 - Equipe Target
NBR 16503 de 01/2018: a determinação da presença de corantes dispersos alergênicos e cancerígenos
A NBR 16503 de 01/2018 - Materiais têxteis - Determinação da presença de corantes dispersos alergênicos e cancerígenos especifica um método para determinação da presença de corantes dispersos alergênicos e cancerígenos em têxteis. Este método de ensaio trata da análise convencional, quando o uso técnico de um corante é confirmado. O método descrito nesta norma permite a determinação de 33 corantes alergênicos e cancerígenos.
Target Genius Respostas Diretas:Quais os requisitos da análise por HPLC-DAD/MSD usando API-ES positivo?
O princípio do método consiste em ter os pedaços cortados de amostra têxtil são colocados em um banho de ultrassom, em um frasco fechado contendo metanol, a 70 ºC, por 30 min. O extrato então é filtrado utilizando um filtro de politetrafluoretileno (PTFE) de 0,45 μm e analisado por cromatografia de alta eficiência (HPLC), sem clean-up. Os corantes são determinados (identificados e quantificados) por detector acoplado à espectrometria de massa (MSD) ou por detector de diodo (DAD). A quantificação de íon único (SIM) é o método escolhido, porque ele evita as sobreposições de dados da espectrometria de ultravioleta/visível (UV/VIS).
Para evitar resultados falsos positivos ou falsos negativos, dois métodos diferentes de identificações devem ser utilizados. Normalmente os dados do detector acoplado à espectrometria de massa (MSD) são confirmados com os dados do detector de diodo (DAD). O seu conteúdo deve ser maior do que 5 mg/L no extrato de metanol da amostra têxtil ensaiada.
Como materiais e reagentes, usa-se uma Balança Analítica com precisão de 0,1 mg; frasco de vidro com tampa com rosca; banho de ultrassom com aquecimento acima de 80 °C; cromatografia líquida de alta eficiência com detector de diodo e detector acoplado à espectrometria de massa (HPLC-DAD/MSD); peagômetr...