Text page

NBR IEC 60529 de 04/2017: os graus de proteção providos por invólucros

Qual a disposição do código IP? Quais os graus de proteção contra o acesso às partes perigosas, indicados pelo primeiro numeral característico? Quais os graus de proteção contra o ingresso d’água indicados pelo segundo numeral característico? Quais as condições de ensaio para graus de proteção indicados pelo primeiro numeral característico? Essas perguntas estão mostradas no texto sobre os graus de proteção providos por invólucros.

17/05/2017 - Equipe Target

Os graus de proteção providos por invólucros

A NBR IEC 60529 de 04/2017 - Graus de proteção providos por invólucros (Códigos IP) é aplicada para a classificação dos graus de proteção providos aos invólucros dos equipamentos elétricos com tensão nominal não superior a 72,5 kV. Seu objetivo é estabelecer: as definições para os graus de proteção providos para os invólucros dos equipamentos elétricos, considerando: a proteção de pessoas contra o acesso às partes perigosas no interior do invólucro; a proteção dos equipamentos no interior do invólucro contra o ingresso de objetos sólidos estranhos; a proteção dos equipamentos no interior do invólucro contra os efeitos prejudiciais devido ao ingresso de água; as designações destes graus de proteção; os requisitos para cada designação; e os ensaios a serem realizados para verificar se o invólucro atende aos requisitos desta norma.

É de responsabilidade das comissões técnicas pertinentes decidir sobre a extensão e de qual maneira a classificação será utilizada em suas normas e definir o “invólucro” na aplicação de seus equipamentos. Entretanto, é recomendado que, para uma dada classificação, os ensaios não sejam diferentes daqueles especificados nesta norma. Se necessário, requisitos complementares podem ser incluídos na norma específica do produto. Um guia para os detalhes a serem especificados nas normas específicas do produto é apresentado no Anexo B. Para um tipo particular de equipamento, a comissão técnica pode especificar diferentes requisitos, prevendo que no mínimo o mesmo nível de segurança seja garantido.

Esta norma trata somente de invólucros que, sob todos os aspectos apropriados para sua utilização destinada como especificado na norma específica do produto e sob o ponto de vista dos materiais e da fabricação, assegurem que o grau de proteção declarado se mantenha nas condições normais de utilização. Também é aplicada aos invólucros vazios, desde que estejam em conformidade com os requisitos e ensaios, e que o grau de proteção definido seja apropriado para o tipo de equipamento a ser protegido. Medidas para proteger tanto o invólucro quanto o equipamento interno contra influências externas ou condições, como: impactos mecânicos e corrosão.

Target Genius Respostas Diretas:

Qual a disposição do código IP?

Quais os graus de proteção contra o acesso às partes perigosas, indicados pelo primeiro numeral característico?

Baseado nos documentos visitados

Normas recomendadas para você

Graus de proteção assegurados pelos invólucros de equipamentos elétricos contra os impactos mecânicos externos (código IK)
NBRIEC62262 de 01/2015

Graus de proteção assegurados pelos invólucros de equipamentos elétricos contra os impactos mecânicos externos (código IK)

Graus de proteção providos por invólucros (Códigos IP)
NBRIEC60529 de 04/2017

Graus de proteção providos por invólucros (Códigos IP)

Máquinas elétricas girantes - Parte 5: Graus de proteção proporcionados pelo projeto completo de máquinas elétricas girantes (Código IP) - Classificação
NBRIEC60034-5 de 10/2022

Máquinas elétricas girantes - Parte 5: Graus de proteção proporcionados pelo projeto completo de máquinas elétricas girantes (Código IP) - Classificação