05/04/2017 - Equipe Target
Como desenvolver e executar a auditoria de projetos
A NBR 16277 de 03/2017 - Auditoria de projetos - Orientações para desenvolvimento e execução estabelece as orientações para auditoria de projetos. Ela descreve o tipo, conteúdo e alcance destas auditorias de projetos e, além disso, fornece recomendações sobre como realizá-las com foco, principalmente, na sua gestão, execução e resultados. Tem como principal objetivo definir e delinear os tipos de auditoria de projetos de uma forma padronizada além de estabelecer uma nomenclatura clara a partir da perspectiva de auditoria de projetos. Não é um guia sobre como conduzir uma auditoria, como a NBR ISO 19011, e sim um referencial de orientações para todo o ciclo de vida de auditorias em projetos, coordenação das auditorias, atribuições das diferentes funções e de todas as fases, que vão desde a programação até a completa finalização de uma auditoria de projeto. Em algumas situações, consultar a NBR ISO 19011, quando indicado.
Os benefícios que podem ser alcançados com a aplicação da auditoria em projetos são: identificar a suficiência, aderência, aplicabilidade e eficácia dos diferentes processos de gerenciamento de projetos adotados pela organização; identificar a relação entre os limites de autoridade nas tomadas de decisão para o gerenciamento do projeto (gerenciamento por exceção); identificar o grau de adoção, suficiência, aderência, aplicabilidade e eficácia das políticas e estratégias organizacionais, das metodologias utilizadas, das informações documentadas e dos controles no gerenciamento dos projetos; avaliar a prestação de contas do projeto, de acordo com o estabelecido pela organização, a análise crítica dos pedidos do projeto e se os benefícios estão sendo ou foram alcançados.
Esta norma, por sua lógica baseada em processos, aplica-se a: auditorias de projetos de qualquer natureza como projetos nas áreas de meio ambiente, segurança, energia, sustentabilidade, engenharias, obras, tecnologia da informação e comunicação, entre outros; qualquer tipo de auditoria de projetos, de qualquer tipo de organização pública ou privada, incluindo organizações comunitárias, e para qualquer tipo de projeto, independentemente de complexidade, tamanho ou duração. Todas as orientações contidas nesta norma são genéricas e se pretende que sejam aplicáveis a todos os projetos, independentemente do seu tipo, porte e dos resultados que fornecem ou desejam fornecer. Ela foi redigida de forma a se aplicar a todos os tipos e portes de organizações e para se adequar a diferentes condições geográficas, culturais e sociais.
Não fornece orientações ou requisitos para auditoria do gerenciamento de programas e portfólios de projetos. O fundamento do contexto de aplicação é apresentado com base na NBR ISO 21500, mas pode também ser aplicado em outras estruturas ou modelos de gerenciamento de projetos de nível internacional como PMBOK, PRINCE2 ou ICB.
Todos esses modelos podem ser usados como referenciais para apoio à auditoria, desde que claramente identificados nos requisitos e planos de negócio e que não conflitem com as orientações apresentadas na NBR ISO 21500, NBR ISO 21504 e diretrizes dos órgãos de fomento, caso a organização se enquadre neste tipo de gerenciamento de projetos. No Brasil existem órgãos de fomento e de financiamento à pesquisa e ao desenvolvimento tecnológico e a projetos. Entre eles citamos o BNDES, FINEP e suas correspondentes estaduais, dentre outras. O sucesso da auditoria depende do comprometimento de todos os níveis e funções da organização, especialmente da Alta Direção.
Target Genius Respostas Diretas:Como deve ser feita a auditoria de plano de negócio (business plan)?