09/11/2016 - Equipe Target
É preciso sempre tomar cuidado com o uso indiscriminado de adaptadores
Mauricio Ferraz de Paiva
A energia elétrica não emite ruídos e é muito perigosa. Seu uso requer cuidados e atenção permanente para evitar a queima de aparelhos, incêndios e acidentes que podem ser fatais para os seres vivos. É preciso sempre tomar cuidado com extensões e o uso indiscriminado dos adaptadores.
Quando se usar adaptadores em uma mesma tomada para vários fins, é preciso tomar cuidado com sobrecargas e curtos-circuitos. As sobrecargas que aquecem e podem queimar o isolamento ocorrem quanto a corrente é maior que a capacidade dos fios elétricos que alimentam as tomadas.
Toda tomada é projetada para uma determinada capacidade que não pode ser ultrapassada. É o caso do uso de adaptadores para ligar aparelhos cuja potência somada resulte maior que a capacidade da tomada. Utilize adaptadores apenas para conectar aparelhos de baixa potência como carregador de celular, sendo importante verificar se o adaptador a ser utilizado encontra-se em bom estado e se é cumpre a norma técnica, para evitar problemas.
A segurança em eletricidade deve ser levada a sério devido a sua alta periculosidade, por causa de aquecimento que causam incêndios em instalações elétricas inadequadas. E não se deve esquecer-se de educar as crianças sobre o risco do uso inadequado da energia elétrica.
Segundo a NBR14936 de 10/2012 - Plugues e tomadas para uso doméstico e análogo - Adaptadores - Requisitos específicos que se aplica aos adaptadores com e sem obturadores, com e sem fusíveis, para uso exclusivo em corrente alternada - sendo que os fusíveis dos adaptadores com fusíveis não se destinam a proteger os aparelhos utilizadores ou parte desses contra sobrecarga - há vários tipos de adaptadores. Ele pode ser definido como um acessório móvel constituído de uma única peça que incorpora um plugue e uma ou mais tomada...