07/09/2016 - Equipe Target
Proteção contra incêndios por chuveiros automáticos
A NFPA 15 - Standard for Water Spray Fixed Systems for Fire Protection, 2017 Edition ajuda a garantir um controle eficaz do fogo, sua extinção, prevenção ou a proteção através de requisitos para a concepção, instalação e testes de aceitação dos sistemas de proteção contra incêndio por chuveiros automáticos. Também contém os requisitos para a realização de testes periódicos e para a manutenção desses sistemas de ultrapulverização de água em alta velocidade fixa. Os critérios aplicam-se aos componentes de sistemas, instalação, objetivos do projeto, planos e cálculos hidráulicos, abastecimento de água, aceitação do sistema, manutenção do sistema e os sistemas de pulverização de água em alta velocidade.
Essa norma colabora para manter os sistemas de proteção contra incêndios em linhas com as últimas inovações e pronto para responder se ocorrer um incêndio em uma instalação industrial ou comercial. Refletindo a mais recente tecnologia, princípios de engenharia, dados de teste, e experiência em campo, essa edição de 2017 abrange a fabricação, instalação, manutenção e requisitos de teste para sistemas por chuveiros automáticos.
Também inclui os requisitos mínimos para os testes periódicos e manutenção de sistemas de pulverização de água fixa em alta velocidade. As revisões se alinharam com a NFPA 13 e melhoraram a usabilidade e a proteção contra incêndio.
Esta edição incluiu a revisão dos requisitos de suporte de tubos, incluindo novas tabelas; uma limitação de 12 meses para as informações de teste de fluxo de água que se alinha com a edição de 2016 da NFPA 13: Installation of Sprinkler Systems; alguns requisitos adicionais para o projeto hidráulico e informação geral; nova exigência de que uma análise de perigos a ser realizada sobre as propriedades físicas e químicas dos materiais e sobre o layout, o projeto e da instalação ser realizada por pessoas qualificadas; novas definições para a qualificação da análise de perigos.
Pode-se acrescentar que, também conhecidos como sprinklers, os chuveiros automáticos podem ser do tipo pendente (o jato de água é dirigido para baixo), em pé (o jato é dirigido para cima) e lateral ou de parede (o jato é lançado à frente e para os lados), sendo o primeiro o mais utilizado nas edificações. Os produtos ainda variam de acordo com o calor suportado pelos elementos termossensíveis, que se rompem quando atingem uma determinada temperatura.
A escolha do modelo deve ser feita na fase de projeto, levando-se em conta o desempenho, as condições de manuten...