18/05/2016 - Equipe Target
Mauricio Ferraz de Paiva
Alguns especialistas estimam que no país cerca de 20% das pontes, viadutos e passarelas existentes requerem detecção e tratamento de patologias de forma emergencial. Ou seja, necessitam de algum tipo de inspeção. A inspeção pode ser realizada em três níveis: estrutural, funcional e durabilidade.
Na parte estrutural, é verificado se a obra ainda tem a capacidade de sustentação pré-estabelecida no projeto; no levantamento funcional é levantado se a obra tem problema de pavimento, acessibilidade, impermeabilização e se há proteção aos pedestres. No levantamento de durabilidade entra uma análise de patologias como desgaste no concreto se há segregação, impacto de veículos, fissuras, presença de umidade.
A NBR 9452 (NB1018) de 04/2016 - Inspeção de pontes, viadutos e passarelas de concreto – Procedimento especifica os requisitos exigíveis na realização de inspeções em pontes, viadutos e passarelas de concreto e na apresentação dos resultados destas inspeções. A inspeção de estruturas de concreto é um conjunto de procedimentos técnicos e especializados que compreendem a coleta de dados necessários à formulação de um diagnóstico e prognóstico da estrutura, visando manter ou reestabelecer os requisitos de segurança estrutural, de funcionalidade e de durabilidade. A norma cita a sigla OAE - obra de arte especial, uma estrutura classificada como ponte, pontilhão, viaduto ou passarela.
Os tipos de inspeções considerados nesta norma são: cadastral; rotineira; especial; e extraordinária. A inspeção rotineira é a de acompanhamento periódico, visual, com ou sem a utilização de equipamentos e/ou recursos especiais para análise ou acesso, realizado em prazo não superior a um ano.
Na inspeção rotineira deve ser verificada a evolução de anomalias j&...