20/04/2016 - Equipe Target
Tubulações de transporte de líquidos e lodo
A ASME B31.4-2016 - Pipeline Transportation Systems for Liquids and Slurries define os requisitos para a concepção, materiais, construção, montagem, inspeção, testes, operação e manutenção de sistemas de tubulações de líquidos entre os campos de produção ou instalações, depósitos de petróleo, instalações de armazenamento acima ou abaixo do solo, plantas de processamento de gás natural, refinarias , estações de bombeamento, plantas de amônia, terminais (marinha, ferroviário e caminhões), e outra de entrega e pontos de recepção, bem como condutas que transportam líquidos dentro de estações de bombeamento, parques de tanques e terminais associados com os sistemas de tubulações de líquidos.
Este código também define os requisitos para a concepção, materiais, construção, montagem, inspeção, testes, operação e manutenção de tubulação transporte de suspensões aquosas de materiais não perigosos, tais como o carvão, minérios, concentrados, e outros materiais sólidos, entre uma planta de processamento de pasta ou terminal e um centro de recebimento ou terminal.
O sistema de dutos pode incluir tubos, flanges, parafusos, juntas, válvulas, dispositivos de alívio, conexões e partes de outros componentes de tubulação. Ele também inclui cabides e suportes, e outros itens necessários para evitar a sobrecarga de pressão. Não inclui estruturas de apoio, tais como quadros de edifícios, postes, ou fundações, ou qualquer outro equipamento.
Também estão incluídos no âmbito deste Código: tubos para petróleo líquido e tubulação de amônia anidra líquida nos terminais, parques de reservatórios, estações de bombeamento, estações de redução de pressão e estações de medição. Incorpora os aspectos de operação e manutenção de sistemas de tubulações de líquidos relacionados com a segurança e proteção do público em geral, o pessoal operacional da empresa, meio ambiente, propriedade e os sistemas de tubulação.
As mudanças chave para esta revisão incluem um escopo revisto e atualizações para a seções no Capítulo II. Um novo parágrafo foi incluído no Capítulo III, para as necessidades de material em aplicações de baixa temperatura. Além disso, algumas alterações foram incluídas ao longo de referenciar requisitos mínimos de espessura de parede conforme permitido pelas especificações de fabricação.
A aplicação desta norma irá ajudar os usuários a cumprir com os regulamentos aplicáveis dentro de suas jurisdições, ao conseguir os benefícios operacionais, de custos e de segurança. Destinada aos projetistas de tubulações de líquidos, proprietários, reguladores, inspetores e fabricantes. As indústrias primárias servidas incluem as de dióxido de carbono, álcool líquido, amônia anidra líquida e produtos petrolíferos líquidos.
Este código destina-se a dutos para o transporte de líquidos incluindo, mas não se limitando a petróleo bruto, condensado, produtos petrolíferos líquidos, gasolina natural, gás natural, gás de petróleo liquefeito, dióxido de carbono (supercrítico), álcool líquido, amoníaco anidro líquido, água de injeção, salmoura, biocombustíveis e lodos. Ao longo deste código, esses sistemas serão referidos sistemas de oleodutos como líquidos.
As exigências deste código são adequadas para segurança em condições normalmente encontradas na operação de sistemas de tubulações de líquidos. Apresenta os requisitos para todas as condições anormais ou incomuns não especificamente previstas, nem para todos os detalhes de engenharia e construção prescritos. Todo o trabalho realizado dentro do âmbito deste código devem cumprir as normas de segurança expressa ou implícita.
O principal objetivo deste código é estabelecer os requisitos para um projeto seguro, construção, inspeção, teste, operação e manutenção de tubulações de líquidos para a proteção do público em geral e pessoal operacional da empresa, bem como para razoável proteção do sistema de tubulação contra o vandalismo e danos acidentais por outros, e uma proteção razoável do meio ambiente. Este código está preocupado com a segurança dos funcionários que podem ser afetados pelo projeto básico, a qualidade de materiais e mão de obra, e os requisitos para construção, inspeção, testes, operação e manutenção dos sistemas de tubulações de líquidos.
FONTE: Equipe Target