02/03/2016 - Equipe Target
Esses equipamentos são de uso obrigatório
Muitos consumidores desconhecem, mas o cronotacógrafo, popularmente chamado de tacógrafo, é um equipamento de uso obrigatório para realizar esse tipo de condução, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e precisa ser vistoriado periodicamente pelo Inmetro e seus órgãos delegados que compõem a RBMLQ-I.
O tacógrafo registra informações sobre velocidade, distância percorrida e tempo de parada do veículo, que, no caso de acidentes, podem ser utilizadas em laudos periciais. Segundo o Inmetro, o consumidor pode verificar a situação do instrumento por meio de um aplicativo de celular, digitando apenas a placa do veículo. É importante que as pessoas saibam se a van escolar, a van de transporte de passageiros e o caminhão de carga estão em dia com a verificação metrológica.
O consumidor deve exigir desses prestadores de serviço a comprovação de regularidade nos veículos por meio do site www.inmetro.rs.gov.br/cronotacografo ou conferir a situação utilizando o aplicativo, disponível somente para smartphones que funcionam com a plataforma Android, com download gratuito no endereço: www.inmetro.rs.gov.br/rbmlqi
De uso obrigatório para veículos de transporte de passageiros com mais de dez lugares e de carga com peso bruto total superior a 4.536 toneladas, o tacógrafo também é conhecido como a “caixa preta” do veículo. No caso da condução escolar, é importante verificar se o veículo tem autorização para realizar o transporte de crianças e adolescentes e se o Certificado de Verificação do Tacógrafo está vigente.
Na maioria dos acidentes envolvendo caminhões e ônibus, por exemplo, as causas estão relacionadas ao comportamento humano. Assim, ter o registro da conduta do motorista que assume um comportamento de risco é uma das formas de se reduzir estes acidentes. E o tacógrafo, do ponto de vista metrológico, pode ser uma destas alternativas.
Esses equipamentos devem cumprir a NBR ISO 16844 que, sob o título geral "Veículos rodoviários automotores – Sistemas de tacógrafo", tem previsão de conter as seguintes partes: Parte 1: Conectores elétricos; Parte 2: Unidade de registro, interface elétrica (norma cancelada); Parte 3: Interface do sensor de movimento; Parte 4: Interface CAN (Controller Area Network); Parte 5: Interface CAN segura; Parte 6: Diagnósticos; e Parte 7: Parâmetros. A NBR ISO 16844 suporta e facilita a comunicação entre unidades eletrônicas e um tacógrafo, sendo o tacógrafo baseado nos Regulamentos do Conselho (EEC) Nº 3820/85[1] e (EEC) Nº 3821/85[2] e sua e...