Text page

Comprimento do traço das canetas esferográficas é definido conforme a norma técnica

Muitas vezes, há grandes diferenças no desempenho entre as canetas esferográficas nacionais e as importadas, normalmente as fabricadas na China, que podem ser prejudiciais aos consumidores, principalmente àqueles que adquirem material didático escolar em grande quantidade, como escolas municipais e estaduais, por meio de editais. O ideal e obrigatório seria a exigência de que esses produtos cumpram a norma técnica.

17/02/2016 - Equipe Target

Canetas esferográficas são fabricadas em modelos variados

Mauricio Ferraz de Paiva

A caneta esferográfica é um instrumento de escrita manual, no qual a peça principal é uma esfera, que age como um amortecedor entre a base sobre a qual se está escrevendo e a tinta de secagem rápida que está dentro da caneta. A esfera gira livremente e libera a tinta, enquanto é constantemente abastecida pelo reservatório (em geral, um tubo plástico estreito, contendo tinta).

A esfera se mantém no lugar por um encaixe e, embora seja justo, ainda há espaço suficiente para que ela role, enquanto se escreve. À medida que a caneta desliza pelo papel, a esfera gira e a gravidade puxa a tinta do reservatório para a esfera, para depois ser transferida para o papel.

É este mecanismo de rolagem que permite que a tinta flua no topo da esfera e saia no papel em que se está escrevendo. Ao mesmo tempo, impede que a tinta que está dentro do reservatório entre em contato com o ar e seque.

O tamanho da linha que a esferográfica desenha é determinado pela largura da ponta esférica, por exemplo, uma caneta 0,5 mm tem uma esfera que desenhará uma linha com 0,5 mm de largura. Existem canetas esferográficas com largura de até 0,1 mm (ultrafina).

As canetas esferográficas são fabricadas em modelos variados, de material de baixo valor, como resinas plásticas, podendo ser de corpo único, tipo monobloco, ou desmontável, podendo ser retrátil ou não, com grip de borracha ou não, com tinta gel ou com tinta à base de óleo, fazendo com que não sejam recarregáveis e só parcialmente recicláveis. Atualmente, no mercado de canetas esferográficas há muitos produtos importados.

Dessa forma, a concorrência empresarial é um fator imprescindível para a existência do mercado internacional, pois proporciona mudanças no mercado, no sentido de fazer com que os empresários tenham que se preocupar com a qualidade de seus produtos e com os preços que serão repassados, a fim de conquistar cada vez mais clientes. Consequentemente, os consumidores passam a possuir uma maior oferta de produtos e a preços cada vez mais favoráveis.

Porém, para que consigam conquistar um número elevado de consumidores, muitas empresas utilizam-se de meios inadequados para prejudicar a concorrência de seus adversários. Nesse contexto, vislumbra-se que a proteção não só de ind&ua...

Baseado nos documentos visitados

Normas recomendadas para você

Caneta esferográfica, gel e roller — Comprimento de escrita — Método de ensaio
NBR16108 de 09/2012

Caneta esferográfica, gel e roller — Comprimento de escrita — Método de ensaio

Papel, cartão e pastas celulósicas - Determinação do resíduo (cinza) da incineração a 900°C
NBRNM-ISO2144 de 06/2001

Papel, cartão e pastas celulósicas - Determinação do resíduo (cinza) da incineração a 900°C

Papel e cartão - Determinação da capacidade de absorção de água - Método de Cobb
NBRNM-ISO535 de 08/1999

Papel e cartão - Determinação da capacidade de absorção de água - Método de Cobb

Papel e cartão - Determinação da espessura, densidade e volume específico
NBRNM-ISO534 de 09/2006

Papel e cartão - Determinação da espessura, densidade e volume específico

Papel e cartão - Determinação da gramatura
NBRNM-ISO536 de 05/2000

Papel e cartão - Determinação da gramatura