02/12/2015 - Equipe Target
Os riscos dos pneus reformados sem qualidade
Desde 2006, o Inmetro vem fiscalizando a atividade de reforma de pneus que, quando reaproveitados, devem apresentar de forma legível na lateral a expressão recauchutado, recapado ou remoldado, além de informar as dimensões do pneu, a capacidade de carga e limite de velocidade, a identificação da estrutura, a empresa responsável pela reforma, a expressão “sem câmara” (se for do tipo que não utiliza câmaras de ar internamente), a data em que foi reformado, e indicadores de desgaste da banda de rodagem.
A NBR NM 225 de 10/2000 - Critérios mínimos de seleção de pneus para reforma e reparação - Inspeção e identificação estabelece as condições mínimas para a classificação (aceitação) de pneus para reforma e/ou reparação, e os critérios de identificação dos pneus reformados. É aplicável a todos os pneus utilizados em automóveis e seus derivados e rebocados, camionetas e seus derivados, ônibus, caminhões e seus rebocados (reboques e semirreboques) para uso em vias públicas.
Somente deverão ser classificados para reforma e/ ou reparação os pneus que se tenha comprovado que quando novos, satisfaçam os ensaios previstos nas normas em vigor segundo sua categoria, e que não apresentem nenhuma das condições descritas abaixo no exame inicial de classificação bem como nenhuma das condições descritas de no exame final de classificação. O exame inicial de classificação (critérios que desqualificam o pneu para reforma) pode ser resumido.
Por exemplo, um pneu de automóvel ou seus derivados e rebocados que já tenha sido reformado pelo menos ...