Text page

Protegendo as crianças brasileiras: chupetas e mamadeiras são obrigadas a cumprir as normas técnicas

No mercado brasileiro, há pouco tempo, começaram a surgir as chupetas e mamadeiras customizadas totalmente sem especificações normativas. Esses processos de customização podem comprometer a segurança dos usuários, expondo-os a potenciais riscos de asfixia pela aspiração ou ingestão de partes pequenas adicionadas aos produtos. Todas as chupetas, mamadeiras e bicos de mamadeiras, comercializadas no país, devem atender aos requisitos mínimos de segurança definidos nas normas técnicas.

18/11/2015 - Equipe Target

Chupetas e mamadeiras devem atender aos requisitos de segurança definidos nas normas técnicas

Mauricio Ferraz de Paiva

Mamadeiras de vidro ou de plástico? Bico de chupeta de látex ou silicone? Há, no mercado, diversas opções e as mães ficam confusas na hora de comprar. Os especialistas alertam que o plástico, tanto das mamadeiras como de potes em geral, pode liberar uma substância prejudicial às crianças: o bisfenol A, também conhecido pela sigla BPA.

Assim como nas mamadeiras, as chupetas fabricadas com matéria-prima que contenham bisfenol podem fazer mal à saúde. Soma-se a isso a discussão sobre os danos que as chupetas podem causar à arcada dentária das crianças, determinando mais tarde a busca por tratamento com ortodontistas. Dessa forma, as chupetas, mamadeiras e bicos fabricados ou importados comercializados no Brasil devem passar por ensaios, para que se verifique o atendimento aos requisitos mínimos de segurança. Esses produtos só podem ser colocados no mercado se estiverem certificados de acordo com as especificações das normas técnicas.

A NBR 10334 de 11/2003 – Segurança de chupetas fixa os requisitos exigíveis para a fabricação de chupetas, incluindo formas de embalagem e recomendações de uso, em função da segurança, com exceção das chupetas para uso terapêutico, tais como as que contêm termômetros, as que se destinam a aplicar medicamentos, entre outras. Os materiais empregados na fabricação de chupetas devem ser de elastômero, plástico ou combinação destes.

As chupetas não devem ter plásticos, elastômeros, película de tinta, verniz, ou acabamentos similares que contenham antimônio, arsênio, bário, cádmio, chumbo, cromo. Mercúrio e selênio ou os seus compostos solúveis em proporçõ...

Baseado nos documentos visitados

Normas recomendadas para você

Segurança de mamadeiras e de bicos de mamadeiras
NBR13793 de 08/2012

Segurança de mamadeiras e de bicos de mamadeiras

Ftalatos — Determinação de plastificantes ftálicos por cromatografia gasosa
NBR16040 de 08/2020

Ftalatos — Determinação de plastificantes ftálicos por cromatografia gasosa

Segurança de artigos para festas — Requisitos e métodos de ensaio
NBR13883 de 03/2015

Segurança de artigos para festas — Requisitos e métodos de ensaio

Planos de amostragem e procedimentos na inspeção por atributos
NBR5426 de 01/1985

Planos de amostragem e procedimentos na inspeção por atributos

Segurança de chupetas — Requisitos de fabricação
NBR10334 de 09/2020

Segurança de chupetas — Requisitos de fabricação