11/11/2015 - Equipe Target
Provas de carga em estruturas de concreto armado e protendido
A Ponte Pênsil fica no sopé do Morro dos Barbosas, em São Vicente (SP), liga a ilha ao continente e foi inaugurada em 1914. Pela primeira vez, desde sua construção em 1914, a Ponte Pênsil teve seus 16 cabos de sustentação, que totalizam 256 metros de extensão, trocados. Isso por conta da redução do coeficiente de segurança dos cabos de aço originais causada pela corrosão dos fios.
O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) havia recomendado em 2011 a sua troca. A partir de um projeto elaborado pela Engeti, a empresa Concrejato, com o apoio tecnológico do IPT, executou a recuperação da ponte e realizou na quarta-feira, 28 de outubro, a prova de carga da estrutura.
Um dos testes mais eficientes para verificar a segurança de uma estrutura concluída é a prova de carga segundo a NBR 9607 de 12/2012- Prova de carga em estruturas de concreto armado e protendido – Procedimento. Essa norma estabelece os requisitos mínimos e os procedimentos gerais a serem observados no planejamento e execução de provas de carga em estruturas de concreto armado e protendido. Trata-se de um conjunto de atividades destinadas a analisar o desempenho de uma estrutura através da medição e controle de efeitos causados pela aplicação de ações externas de intensidade e natureza previamente estabelecidas a fim de avaliar a idoneidade dos materiais de construção, a utilização ou até mesmo uma nova utilização da estrutura.
No caso desse projeto, a partir de uma conversa entre o projetista da obra e a equipe técnica do IPT, foi estipulado que uma prova de carga de utilização seria feita, ou seja, uma simulação das cargas a que a estrutura seria solicitada durante a sua vida útil c...