Text page

Colchões de molas sem riscos à saúde devem ser fabricados conforme a norma técnica

No momento da compra de um colchão de molas, a maioria dos consumidores leva em consideração, muitas vezes, apenas um quesito: o preço. Já os fatores como fabricação de acordo com as normas técnicas, qualidade, durabilidade e as determinações de adaptação para cada tipo de pessoa ficam em segundo plano.

11/11/2015 - Equipe Target

Conheça as normas técnicas que os fabricantes precisam cumprir obrigatoriamente

Mauricio Ferraz de Paiva

O colchão de molas é um bem de consumo durável, destinado ao repouso humano, constituído por uma estrutura de molas (molejo), sobre o qual é colocado um material isolante, um estofamento constituído de espuma de poliuretano ou de outros materiais, devidamente revestido. Para cada tipo de molejo, são especificados a bitola do arame e o número de molas por m². Há dois tipos de colchões de molas, o de duas faces, com estofamento em ambas faces, e o de uma face, com estofamento em uma única face.

Assim, no caso do colchão de molas, deve-se dedicar uma atenção toda especial ao tipo de molejo do modelo a ser escolhido. Os sistemas de molas bicônicas (ou de Bonell) e de molas independentes (ensacadas) permitem definir zonas ergonômicas, fazendo variar a rigidez do aço com que são fabricados.

Com as molas sem-fim (sistema formado por pequenas molas cilíndricas torcidas para a direita e para a esquerda, entrelaçadas continuamente, numa sequência infinita), isso não é possível. Nos modelos de molas ensacadas não há transmissão de movimento entre molas. Isso os torna muito confortáveis, sobretudo se o seu companheiro mexe-se muito enquanto dorme.

Quanto as normas técnicas que os fabricantes precisam cumprir obrigatoriamente e os consumidores necessitam ficar atentos aos requisitos dos produtos comprados são duas: a NBR 15413-1 de 08/2013 – Colchão de molas e bases – Parte 1: Requisitos e métodos de ensaio que estabelece os requisitos e os métodos de ensaio para colchões de molas e bases e a

Baseado nos documentos visitados

Normas recomendadas para você