Text page

NBR ISO 7001 de 08/2015: os símbolos gráficos de informação ao público

Quais os aspectos gerais em relação ao tamanho, texto e setas dos símbolos de informação ao público? Como são os símbolos de informação ao público quando devem ser negados somente por razões de conforto ou conveniência? Como deve ser o símbolo para indicar as áreas onde o silêncio é requerido? Como deve o símbolo para indicar o local de um santuário de pássaros? Essas pergunta estão sendo respondidas no texto sobre os símbolos gráficos para fins de informações ao público.

23/09/2015 - Equipe Target

Os símbolos gráficos para fins de informação ao público

A NBR ISO 7001 de 08/2015 - Símbolos gráficos - Símbolos de informação ao público especifica os símbolos gráficos para fins de informação ao público. É geralmente aplicável aos símbolos de informação em todos os locais e em todos os setores onde o público tem acesso. Entretanto, ela não se aplica à sinalização de segurança ou aos setores sujeitos a um regulamento que possa divergir em relação a certos pontos desta norma (por exemplo, sinais de trânsito em vias públicas).

Especifica os originais de símbolos que podem ser redimensionados em escala para fins de reprodução e aplicação. Os símbolos podem ser utilizados em conjunto com texto para facilitar a compreensão.

Algumas questões relacionadas com essa norma estão disponíveis GRATUITAMENTE no Target Genius Respostas Diretas (clique nos links para obter as respostas):

Quais os aspectos gerais em relação ao tamanho, texto e setas dos símbolos de informação ao público?

Como são os símbolos de informação ao público quando devem ser negados somente por razões de conforto ou conveniência?

Como deve ser o símbolo para indicar as áreas onde o silêncio é requerido?

Como deve o símbolo para indicar o local de um santuário de pássaros?

Importante saber que um símbolo gráfico é uma figura perceptível visualmente, com um significado específico, utilizada para transmitir informação, independentemente da língua. Já a o símbolo de informação ao público é um símbolo gráfico destinado a prover informações ao público em geral, cujo entendimento independe de formação profissional ou especializada.

A razão para a publicação desta norma é o uso crescente de apresentação não verbal de informações em edifícios e outros locais, e para serviços utilizados pelo público. Convém que os símbolos gráficos sejam utilizados quando mensagens de texto puderem ser uma barreira para o entendimento.

O crescimento contínuo dos setores internacionais de comércio, viagens e turismo requer um método comum de comunicação, e a padronização de símbolos de informação ao público auxiliará tanto o provedor quanto os usuários, incluindo aqueles com deficiência. A falta de padronização pode levar à confusão.

O uso de símbolos padronizados de informação ao público não substitui a necessidade de uma análise cuidadosa e aplicação de esquemas de orientação e sinalização; é reconhecido que símbolos de informação ao púbico muitas vezes serão utilizados com texto em sistemas de sinalização. Isto pode auxiliar na educação e compreensão, especialmente para novos símbolos e para aqueles que têm um uso menos comum.

A NBR ISO 7001 destina-se a ser utilizada por todos os Comitês Técnicos da ABNT encarregados do desenvolvimento de símbolos específicos de informação ao público, a fim de assegurar que haja somente um único símbolo para cada significado. Pretende-se também que esta norma seja revisada regularmente para incluir símbolos de informação ao público que sejam padronizados pela ISO e que estejam em conformidade com os princípios de desenvolvimento elaborados pelo ISO/TC 145/SC 1.

Os critérios específicos de aceitação, procedimentos e formulários de registro podem ser encontrados no site do ISO/TC 145/SC 1, http://www.iso.org/tc145/sc1. Os símbolos de informação ao público nesta norma foram validados pelo ISO/TC 145/SC 1, de acordo com os procedimentos de padronização vigentes no momento da publicação.

As padronizações futuras de símbolos de informação ao público serão facilitadas com técnicas de avaliação adequadas, como os ensaios descritos na ISO 9186. Os critérios de aceitação para a qualificação de símbolos de informação ao público devem ser tais que haja confiança de que uma proporção adequada do público-alvo irá entendê-los. Os novos critérios de design serão adicionados conforme apropriado e serão aprovados pelo ISO/TC 145/SC 1.

Os símbolos de informação ao público presentes nesta norma são considerados como tendo atingido um grau satisfatório de compreensão, conforme estabelecido por ensaios independentes, ou como resultado de seu uso e aplicação em nível internacional. Os símbolos de informação ao público dados nesta norma podem ser reproduzidos como publicados.

Entretanto, é reconhecido que pode haver características nacionais específicas e requisitos culturais que podem requerer pequenas variações. Isto é aceitável, desde que os principais elementos e a intenção do design do símbolo padronizado não sejam comprometidos. Os símbolos de informação ao público presentes nesta norma podem ser reproduzidos em qualquer cor.

Entretanto, a combinação de formas e cores de segurança especificadas na NBR ISO 3864 1 deve ser evitada, para assegurar que não haja confusão entre os símbolos de informação ao público e os sinais de segurança. Isto também aplica-se às setas nas quais o uso de verde e branco deve ser evitado, para assegurar que não haja confusão com a seta direcional, condição segura (ver ISO 16069), utilizada para rotas de evacuação. O contraste adequado entre o símbolo e seu fundo é essencial, e convém que seja dada ao símbolo uma área adjacente suficientemente grande para assegurar sua correta identificação.

Baseado nos documentos visitados

Normas recomendadas para você

Símbolos gráficos — Cores e sinais de segurança - Parte 1: Princípios de design para sinais e marcações de segurança
NBRISO3864-1 de 09/2013

Símbolos gráficos — Cores e sinais de segurança - Parte 1: Princípios de design para sinais e marcações de segurança

Símbolos gráficos — Vocabulário
NBRISO17724 de 08/2013

Símbolos gráficos — Vocabulário

Símbolos gráficos — Criação e design de símbolos de informação ao público — Requisitos
NBRISO22727 de 08/2013

Símbolos gráficos — Criação e design de símbolos de informação ao público — Requisitos

Símbolos gráficos — Símbolos de informação ao público
NBRISO7001 de 06/2018

Símbolos gráficos — Símbolos de informação ao público