10/06/2015 - Equipe Target
A NBR 16312-2 de 05/2015 - Concreto compactado com rolo - Parte 2: Preparação em laboratório estabelece os procedimentos de preparação do concreto compactado com rolo (CCR)em laboratório, para aplicação em barragens. A metodologia prevista nesta norma visa obter um material possível de ser analisado e fornecer parâmetros adequados para aplicação da técnica em campo.
Os procedimentos presentes nesta norma podem ser considerados para o CCR empregado em pavimentos, desde que avaliada a sua eficiência para esse tipo de aplicação. Recomenda-se utilizar os equipamentos de proteção individual pertinentes.
Quanto à aparelhagem, os misturadores, de acionamento mecânico, devem ser capazes de misturar convenientemente traços de concreto nos volumes necessários e consistências requeridas. As balanças devem permitir determinar a massa das amostras de materiais e do concreto, com resolução de 0,3 % da massa a medir, em qualquer ponto da escala. A massa a ser determinada, de qualquer amostra, deve sempre ser superior a 10 % da capacidade máxima da balança.
Os termômetros Devem ser capazes de medir temperaturas entre 0 °C e 50 °C e possuir resolução de 0,1 °C. No manuseio do concreto fresco são necessários ferramentas e utensílios comuns utilizados em laboratórios. A mesa vibratória para moldagem dos corpos de prova deve atender às exigências da NBR 5738.