08/04/2015 - Equipe Target
Ultrassom em soldas longitudinais e helicoidais
A NBR 8862 (MB2153) de 03/2015 - Ensaios não destrutivos - Ultrassom - Inspeção de soldas longitudinais e helicoidais em tubos metálicos especifica os requisitos para o ensaio por ultrassom, utilizando ondas transversais com a técnica de pulso-eco, para a detecção de descontinuidades em soldas longitudinais e helicoidais em tubos metálicos de aço. Para tubos ERW (soldados por resistência elétrica), ondas de Lamb podem ser utilizadas para detecção de imperfeições.
O ensaio por ultrassom deve ser realizado nos tubos após completadas todas as operações primárias de processo (laminação, tratamento térmico, trabalho a quente ou a frio, ajustes dimensionais e desempeno), exceto se especificado diferentemente pelas normas do produto ou acordado entre fornecedor e cliente. No caso dos tubos expandidos a frio, o ensaio por ultrassom da solda deve ser realizado após a expansão. O empeno dos tubos e/ou a presença de material estranho na superfície não podem interferir na realização do ensaio.
Para a metodologia do ensaio, a solda do tubo deve ser ensaiada usando onda transversal para detecção de descontinuidades longitudinais e/ou transversais. Ondas de Lamb podem ser utilizadas na detecção de descontinuidades longitudinais de tubos ERW.
O ensaio deve ser feito em duas direções opostas de propagação sonora para o tipo de inspeção requerida, para detecçã...