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Cadeiras de escritórios têm que cumprir a norma técnica para evitar acidentes

Uma cadeira do escritório é um assunto de fundamental importância para saúde e para o desempenho no trabalho. E são muitos os aspectos a considerar: modelos, acabamentos, sistemas, ergonomia, etc. Além do que esses produtos necessitam obrigatoriamente cumprir a norma técnica.

25/03/2015 - Equipe Target

Cadeiras de escritórios devem aliar à tecnologia ergonômica, leveza e modernidade

Mauricio Ferraz de Paiva

Antigamente, os modelos de cadeiras de escritórios ocupavam muito espaço, eram pesados e pareciam desenhados com o senso de estética de um mecânico. Com a criatividade dos designers, sobretudo italianos e alemães, as cadeiras ficaram mais compactas e aliaram à tecnologia ergonômica leveza e modernidade.

Desse modo, podem equipar os locais de trabalho para a execução das tarefas profissionais. Para ser considerada ergonômica, uma cadeira deve dispor de regulagem de assento, encosto e braços. Tem de ser, ainda, giratória e possuir rodízios.

As de melhor qualidade são fabricadas com rodas cujo material não marca o piso, espuma injetada em vez de laminada, para prevenir deformações, e revestimento de boa respirabilidade, como couro natural e tela elástica. Entre o escritório de casa e o da empresa, a estimativa é que uma pessoa passe, em média, de seis a oito horas por dia sentada. Dessa forma, o mínimo que uma cadeira deve oferecer são recursos para manter as pernas e a coluna em posição correta.

O ideal é que cotovelos estejam sempre apoiados, enquanto os braços fiquem na mesma altura do teclado (180° em relação ao apoio). Punhos tensos geram esforço repetitivo e, com o tempo, lesões. Mas há também cadeiras cujos braços se movimentam horizontalmente, para dentro e para fora, possibilitando maior adaptação à atividade realizada.

A profundidade do assento não é menos importante: sentado, o usu&aacut...

Baseado nos documentos visitados

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