Text page

NBR 6940: as técnicas de ensaios elétricos de alta tensão

Essa norma fornece orientação à elaboração de normas de equipamentos no que se refere a descargas parciais e define os termos empregados; as grandezas para medição; descreve os circuitos de ensaio e os instrumentos de medição que podem ser empregados; e recomenda os tipos de medição e de instrumentos adequados para aplicações específicas.

18/02/2015 - Equipe Target

A medição de descargas parciais

A NBR 6940 (MB575) de 01/2015 - Técnicas de ensaios elétricos de alta tensão - Medição de descargas parciais fornece orientação à elaboração de normas de equipamentos no que se refere a descargas parciais, e ainda: define os termos empregados; define as grandezas para medição; descreve os circuitos de ensaio e os instrumentos de medição que podem ser empregados; recomenda os tipos de medição e de instrumentos adequados para aplicações específicas; recomenda métodos para calibração e verificação; descreve procedimentos de ensaio; e fornece orientação no tocante à discriminação entre descargas parciais e interferência.

Esta norma aplica-se principalmente à medição de descargas parciais em ensaios com tensão alternada. Os termos gerais, as definições e os requisitos são, em geral, também aplicáveis às medições de descargas parciais em ensaios com tensões contínuas.

Algumas características especiais de medição de descargas parciais com tensão contínua constam de uma seção separada. No decorrer do texto, são feitas referências a estas seções.

As medições de descargas parciais são feitas com as seguintes finalidades principais: verificar se as descargas parciais, no objeto sob ensaio, em uma tensão e...

Baseado nos documentos visitados

Normas recomendadas para você

Técnicas de ensaios elétricos de alta tensão - Parte 1: Definições gerais e requisitos de ensaio
NBRIEC60060-1 de 01/2013

Técnicas de ensaios elétricos de alta tensão - Parte 1: Definições gerais e requisitos de ensaio