Text page

Segurança em elevadores conforme as normas técnicas

Nas grandes cidades, todos pensam que o automóvel é o transporte mais usado, mas estão enganados: é o elevador. Por mais que não se tenha essa visão, ele é sim um meio de transporte. E o equipamento precisa e é obrigatório que seja fabricado conforme as normas técnicas, tenha uma manutenção correta, tudo para que o transporte vertical se torne ainda mais seguro.

17/12/2014 - Equipe Target

Evolução e tecnologia fizeram dos elevadores um meio de transporte muito seguro

Os elevadores transportam as pessoas entre andares em prédio e poupam o esforço de subir dezenas de degraus. Além de prédios residenciais, estão presentes nos prédios empresariais, shoppings, supermercados e até em metros. O Departamento de Controle de Uso de Imóveis (Contru-SP) fez um levantamento ou estimou que cerca de 55 mil elevadores da capital do estado de são Paulo, realizam mais de 11 milhões de viagem por dia.

Outro dado apresentado é que em média, cada elevador chega a realiza 10 viagens por hora, em um dia são aproximadamente 200 viagens, se consideramos que os elevadores operam das 06h à 00h. Além disso, os elevadores são considerados o meio de transportes mais seguro. Um dos motivos são os equipamentos que o compões, como os cabos de aço para o funcionamentos e outros cabos para emergência.

O uso do elevador é tão importante que existem leis nacionais que determinam que todos os prédios comerciais com mais de três andares devem ter elevadores. Estas leis ainda obrigam que os elevadores devem ser vistoriados anualmente e devem estar dentro dos padrões de segurança. Isso garante ainda mais a segurança deste meio de transporte, que não só transporta passageiros, mas que também faz elevação de cargas em construções, por exemplo.

Eles devem ser fabricados conforme as normas técnicas. A

Baseado nos documentos visitados

Normas recomendadas para você

Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos
NBR9050 de 08/2020

Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos

Segurança de máquinas — Princípios gerais de projeto — Apreciação e redução de riscos
NBRISO12100 de 12/2013

Segurança de máquinas — Princípios gerais de projeto — Apreciação e redução de riscos

Elevadores de passageiros e monta-cargas - Guias para carros e contrapesos - Perfil T
NBRNM196 de 05/1999

Elevadores de passageiros e monta-cargas - Guias para carros e contrapesos - Perfil T