03/09/2014 - Equipe Target
A importância em se capacitar na Norma Regulamentadora n° 10 (NR 10)
A NR 10 estabelece os requisitos e condições mínimas objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade. O curso Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade de Acordo com a NR 10 – Básico destina-se a todos os profissionais que interagem com baixa tensão (até 1.000 volts em corrente alternada).
Abrange temas fundamentais, exigidos na nova norma, e garante um treinamento multiplicador, que capacita o participante a aplicá-lo em sua equipe, para que todos os envolvidos atendam aos requisitos da norma. A nova norma apresenta mudanças significativas em relação aos requisitos da versão anterior. Entre as mudanças existentes, destaca-se a obrigatoriedade do treinamento específico de todo empregado que trabalhe em instalações elétricas, energizadas com baixa tensão, ou em suas proximidades, para garantir sua segurança durante a execução dos serviços.
Esse treinamento e a autorização para que os trabalhos sejam realizados serão de responsabilidade da empresa empregadora. Esse curso abrange também o treinamento em Proteção e Combate a Incêndios e Primeiros Socorros, aplicado por Bombeiro qualificado, que utilizará além de vídeos e multimídia, o boneco "Ressucianny" nas aplicações práticas.
O curso NR 10 - Atendendo às exigências do Ministério do Trabalho - Reciclagem Obrigatória objetiva atender às exigências da NR 10 que estabelece os requisitos e as diretrizes básicas para a implantação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que direta ou indiretamente interagem e supervisionam equipes de profissionais em instalações elétricas e serviços com eletricidade, especificamente no que diz respeito aos requisitos que estabelecem a necessidade de treinamentos de reciclagem que devem ocorrer periodicamente aos trabalhadores já autorizados a intervir em instalações elétricas.
Este curso, através de metodologia e programação exclusiva, oferece aos participantes a possibilidade de reciclar, aperfeiçoar e atualizar seus conhecimentos para a análise, identificação e prevenção de acidentes em ambientes de riscos decorrentes do emprego da energia elétrica e evitar acidentes em instalações elétricas e serviços com eletricidade.
Por fim, o curso Nova NR 10 - Segurança no Sistema Elétrico de Potência (SEP) e em suas proximidades que é indicado a todos os profissionais que interagem com alta tensão (acima de 1.000 volts em corrente alternada), e que tenham participado, com avaliação e aproveitamento satisfatórios, do curso básico da NR 10. O objetivo deste curso é capacitar através de metodologia exclusiva, os participantes para a análise e prevenção de acidentes em ambientes de riscos, com ênfase naqueles que envolvam alta tensão, em atendimento às exigências da NR 10, credenciando-os à autorização para trabalhos em instalações elétricas.
Aplica-se a todas as áreas de atuação dos profissionais da área elétrica, desde a geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, dando subsídios à elaboração de projetos para adequá-los às novas necessidades e execução, com posterior trabalho de operação e manutenção. Uma vez que a análise de risco seja estabelecida para a avaliação das condições de trabalho, é fundamental a conscientização dos trabalhadores, das ferramentas da comunicação e da mudança de conduta necessária para o trabalho em segurança.
Os profissionais que atuam no Sistema Elétrico de Potência (SEP) e também com alta tensão, ao participarem desse curso, também serão treinados em técnicas de remoção, atendimento e transporte de acidentados. Deve-se dizer que a NR 10 aplica às fases de geração, transmissão, distribuição e consumo, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades, observando-se as normas técnicas oficiais estabelecidas pelos órgãos competentes e, na ausência ou omissão destas, as normas internacionais cabíveis.
A expressão Sistema Elétrico de Potência ainda causa bastante polêmica, mas a norma apresenta uma definição em seu glossário que não deixa dúvidas sobre a correta interpretação de sua utilização dentro do texto regulamentador. Segundo esse glossário, sistema elétrico de potência é o “conjunto das instalações e equipamentos destinados à geração, transmissão e distribuição de energia elétrica até a medição, inclusive”.
Assim, para a NR 10, o sistema elétrico de potência se encerra no ponto de entrega de energia ao consumidor. Por outro lado, o trabalho realizado em proximidade também é objeto do glossário, que o define como aquele durante o qual o trabalhador pode entrar na zona controlada, ainda que seja com uma parte do seu corpo ou com extensões condutoras, representadas por materiais, ferramentas ou equipamentos que manipule.
FONTE: Equipe Target