Text page

NFPA 70B: as recomendações para a manutenção de equipamentos elétricos

Essa norma, editada pela National Fire Protection Association (NFPA) em 2013, contém as recomendações para a manutenção preventiva para sistemas e equipamentos elétricos, eletrônicos e de comunicação, a fim de se evitar as falhas do equipamento e lesões nos trabalhadores.

20/02/2014 - Equipe Target

A manutenção de equipamentos elétricos

A NFPA 70B:2013 - Recommended practice for electrical equipment maintenance faz recomendações para a manutenção preventiva para sistemas e equipamentos elétricos, eletrônicos e de comunicação, como aqueles usados em instalações industriais, edifícios institucionais e comerciais, e grandes complexos residenciais multifamiliares, a fim de se evitar as falhas do equipamento e lesões nos trabalhadores. Na verdade, essas recomendações práticas aplicam-se na manutenção preventiva para sistemas e equipamentos elétricos, eletrônicos e de comunicação e não se destina a duplicar ou substituir as instruções que os fabricantes normalmente oferecem.

Os sistemas e equipamentos abrangidos são típicos daqueles instalados nas plantas industriais, edifícios institucionais e comerciais, e grandes complexos residenciais multifamiliares. Os aparelhos de consumo e equipamentos destinados principalmente para uso em casa não estão incluídos.

A manutenção preventiva é fundamental para a confiabilidade dos sistemas elétricos. Assim, deve-se proteger as instalações, o negócio e os funcionários com essa edição de 2013 da NFPA 70B:. Prática Recomendada para Manutenção de Equipamentos Eléctricos. A norma fornece uma orientação sólida que você precisa para desenvolver e realizar um programa eficaz de manutenção preventiva elétrica para todos os tipos de equipamentos e montagens.

Assim, essa bnova edição fornece proteção contra as falhas e avarias, trabalhando com as mais recentes orientações, incluindo:

- Um novo capítulo sobre a recuperação de desastres elétricos, fornecendo uma cobertura detalhada das tarefas de manutenção relacionadas com ações de pós-emergência, que são fundamentais para a retomada da produção e restabelecer um ambiente de trabalho seguro.

- Um novo capítulo sobre sistemas fotovoltaicos que aborda as considerações de manutenção exclusivas para os módulos, matrizes e outros equipamentos de sistema fotovoltaico instalado em instalações comerciais, institucionais, industriais e municipais.

- Um novo capítulo sobre os sistemas de carregamento de veículos elétricos que fornece orientação para uma indústria emergente a fim de garantir que equipamentos de abastecimento de veículos eléctricos possam interagir com segurança com o equipamento de carregamento.

- Um novo capítulo sobre sistemas de energia elétrica de vento e equipamentos associados que abrange as considerações de manutenção exclusivos para as turbinas, torres e outros equipamentos do sistema para garantir a operação segura contínua desses sistemas.

- Uma nova seção sobre arco elétrico e um novo estudo de análise de perigos de arc flash (Arc Flash Hazard Analysis Study) foi adicionado aos requisitos para atender às normas OSHA e melhorar a proteção dos trabalhadores.

- Uma nova seção sobre componentes falsificados, dispositivos, ferramentas e equipamentos acrescentou o Capítulo 6 para enfrentar o aumento das vendas desses itens, que são muitas vezes difíceis de distinguir na aparência geral, mas pode não funcionar corretamente e pode resultar em danos a outros equipamentos e/ou à vida.

Os riscos elétricos podem afetar a segurança e a empresa como um todo. O momento atual é se evitar acidentes de trabalho e quebra de equipamentos caros. Todos devem ser pró-ativos sobre a segurança e fazer a manutenção dos equipamentos com a edição de 2013 da NFPA 70B. É guia essencial para os profissionais de engenharia e manutenção, eletricistas de plantas, supervisores de manutenção elétrica, etc.

FONTE: Equipe Target

Baseado nos documentos visitados

Normas recomendadas para você

Trabalhos sob tensão - Vestimenta de proteção contra os riscos térmicos de um arco elétrico - Requisitos (IEC 61482-2:2009, MOD) - VÁLIDA A PARTIR DE 17/03/2014
NBR16213 de 06/2016

Trabalhos sob tensão - Vestimenta de proteção contra os riscos térmicos de um arco elétrico - Requisitos (IEC 61482-2:2009, MOD) - VÁLIDA A PARTIR DE 17/03/2014

Qualificação e certificação de eletricista de manutenção - Requisitos
NBR15152 de 01/2015

Qualificação e certificação de eletricista de manutenção - Requisitos

Recebimento, armazenagem, instalação e manutenção de transformadores de distribuição até a classe de tensão de 36,2 kV, imersos em líquido isolante
NBR7036 de 02/2022

Recebimento, armazenagem, instalação e manutenção de transformadores de distribuição até a classe de tensão de 36,2 kV, imersos em líquido isolante

Manutenção de edificações — Requisitos para o sistema de gestão de manutenção
NBR5674 de 07/2012

Manutenção de edificações — Requisitos para o sistema de gestão de manutenção