Text page

A segurança dos operadores de guindastes conforme as normas técnicas

Um acidente com guindaste nas obras na Arena Corinthians, em Itaquera (SP), com a queda de uma peça de 420 t, que vitimou dois trabalhadores, mostrou, mais uma vez, os perigos do uso dos guindastes na construção civil.

19/12/2013 - Equipe Target

Acidentes com guindastes envolvem altos custos de vidas e equipamentos

Mauricio Ferraz de Paiva

A indústria da construção civil sofre com um número elevado de acidentes com guindastes, os quais quase sempre incidem em altos custos relacionados às vidas e danos à propriedade. Infelizmente, estes acidentes são o reflexo de más decisões tomadas por gerentes ou operadores de guindastes. E o que pode ser feito para eliminar as más decisões que levam a estes trágicos, caros e evitáveis acidentes? Muitos simplesmente culpam o operador depois que um acidente acontece, mas ele é apenas a ponta do iceberg, pois as grandes causas estão imersas nos processos de gestão das empresas. As responsabilidades nas operações com guindastes podem estar no operador do guindaste, no cliente e na diretoria operacional/gerenciamento do proprietário do guindaste.

Uma empresa que tenha realmente implantado um sistema de gerenciamento da qualidade, vai assegurar tudo isso e algo a mais. Por exemplo, se o operador está treinado, o material certificado, mas a máquina ou parte dela chega atrasada na obra. Pronto! O operador já estará submetido a um estresse e será de repente obrigado a virar a noite trabalhando.

Pode-se supor ainda que tudo desse certo, a máquina e seus componentes chegaram a tempo, inicia-se a jornada, porém o operador não teve seu salário depositado por um esquecimento de alguém do departamento operacional, que por “n” razões perante o operador (claro colocará a culpa no departamento financeiro). Outro ponto de estresse.

Na verdade, tudo deve...

Baseado nos documentos visitados

Normas recomendadas para você

Procedimento de comunicação para operações de movimentação de carga com equipamentos de guindar
NBR11436 de 08/2023

Procedimento de comunicação para operações de movimentação de carga com equipamentos de guindar