Text page

Livro: Tragédias, crimes e práticas infrativas decorrentes da não observância de normas técnicas brasileiras – NBR

Essa publicação aborda, por meio da apresentação de casos reais, como o cumprimento de normas técnicas NBR – ABNT estão diretamente ligadas à segurança, à saúde e à qualidade de vida no dia a dia.

01/08/2013 - Equipe Target

Não cumprir normas técnicas é crime

A intenção deste livro é tentar explicar de forma prática, e infelizmente mostrando tragédias, como as normas técnicas estão presentes no nosso dia a dia. Elas devem ser levadas a sério quanto à sua observância obrigatória e o poder público precisa editar leis para esse cumprimento por parte da sociedade produtiva e de serviço. Em seus capítulos, os leitores poderão verificar na prática como situações de problemas cotidianos e tragédias ocorridas demandam uma normalização técnica dinâmica e que atenda às necessidades da sociedade.

“Não se pode usar argumento que as normas técnicas são apenas vetores da qualidade de instituições privadas. A ABNT, por um equívoco momentâneo, passa esse discurso: a norma é de sua propriedade, é só um vetor de qualidade e não é obrigatória. Por isso, promoveu-se esse tipo de debate, para transformar essas dúvidas em questionamentos: qual é o fundamento e a finalidade da atividade de normalização no Brasil? Qual é a natureza jurídica da atividade de normalização no Brasil? Qual é a legalidade da normalização técnica? Qual é a posição institucional da ABNT? Qual é a função de normalização no quadro institucional ...

Baseado nos documentos visitados

Normas recomendadas para você

Normalização e atividades relacionadas - Vocabulário geral.
ABNT ISO/IEC GUIA2 de 08/2006

Normalização e atividades relacionadas - Vocabulário geral.

Código de boas práticas para normalização
AMN ISO/IEC GUIA59 de 10/2011

Código de boas práticas para normalização

Práticas recomendadas pela ISO e IEC para normalização pelos organismos nacionais
ABNT ISO/IEC GUIA59 de 04/2020

Práticas recomendadas pela ISO e IEC para normalização pelos organismos nacionais