Text page

TIA-607: a ligação genérica de telecomunicações nas instalações dos clientes

Essa norma internacional, da Telecommunications Industry Association (TIA), se concentra na ligação genérica e parte de aterramento de uma infraestrutura de telecomunicações nas instalações dos clientes.

07/10/2013 - Equipe Target

Norma de telecomunicações

A TIA-607 - generic telecommunications bonding and grounding (earthing) for customer premises é uma norma de telecomunicações, referindo-se à transmissão de todas as formas de informação (por exemplo, voz, dados, vídeo, segurança, áudio, industrial, controle de edifício). Os equipamentos de telecomunicações utilizados para apoiar essas grandes variedades de sistemas que dependem do transporte eletrônico de informações exigem uma infraestrutura construtiva eficaz. Esta infraestrutura inclui espaços, vias, cabos, hardware de conexão, um sistema de ligação e de aterramento.

Para uma operação confiável de qualquer equipamento de telecomunicações ou sistema, a conexão e o aterramento (terra) são essenciais, independentemente da tecnologia de cabeamento ou mídia. Essa norma se concentra na ligação e parte de aterramento desta infraestrutura.

O termo norte-americano aterramento ou grounding, que é usado nessa norma, é equivalente ao termo internacional terra. A ligação e a aproximação de terra nessa norma se destina para trabalhar em conjunto com instalações de cabeamento especificado dentro do Comitê de Engenharia TR-42 da TIA. Os requisitos especificados nessa norma, em conjunto com um entendimento básico de conexão e de aterramento, são conceitos e metodologias que ajudarão na obtenção de uma solução confiável quando aplicado a instalações de telecomunicações.

Várias fontes de ligação e de informação de aterramento devem existir dentro da indústria de telecomunicações. Por exemplo, o Neca especifica os requisitos quanto aos aspectos de segurança de conexão e o aterramento de equipamentos e sistemas. Outro exemplo é o de ATIS 0600318 - Proteção Elétrica Aplicada às Telecomunicações em Planta de Rede de ingressos para Estruturas de clientes ou de edifícios que fornece informações sobre a conexão e o aterramento para apoiar as considerações de proteção elétrica.

O objetivo dessa norma é o de permitir e incentivar o planejamento, o projeto e a instalação de ligação genérica de telecomunicações e sistemas de aterramento no interior das instalações, com ou sem conhecimento prévio dos sistemas de telecomunicações que serão posteriormente instalados. Embora destinado principalmente para fornecer orientação para a concepção de novos edifícios, essa norma pode ser utilizada para obras de renovação do edifício existente ou retrofit. Os requisitos de projeto e de escolhas são fornecidos para permitir que o designer possa tomar as decisões de projeto informadas.

FONTE: Equipe Target

Baseado nos documentos visitados

Normas recomendadas para você

Fios e cabos telefônicos - Ensaio de desequilíbrio resistivo
NBR9130 de 05/2009

Fios e cabos telefônicos - Ensaio de desequilíbrio resistivo

Telecomunicação - Bloco terminal de rede interna - Requisitos de desempenho
NBR14088 de 12/2015

Telecomunicação - Bloco terminal de rede interna - Requisitos de desempenho

Fios e cabos telefônicos - Ensaio de capacitância mútua
NBR9128 de 05/2009

Fios e cabos telefônicos - Ensaio de capacitância mútua

Telecomunicação - Bloco terminal de rede externa - Requisitos de desempenho
NBR14087 de 12/2015

Telecomunicação - Bloco terminal de rede externa - Requisitos de desempenho