24/09/2013 - Equipe Target
A SAE J183:09/2013 - Engine Oil Performance and Engine Service Classification (Other than "Energy Conserving") descreve as categorias de desempenho do óleo do motor e classificações desenvolvidas por meio dos esforços da Alliance of Automobile Manufacturers (Alliance), American Petroleum Institute (API), the American Society for Testing and Materials (ASTM), the Engine Manufacturers Association (EMA), International Lubricant Specification Advisory Committee (ILSAC) and SAE.
As descrições verbais da API e ASTM, juntamente com métodos de ensaio prescritos e os limites, são mostrados para as categorias de ativos na Tabela 1 e as categorias obsoletas na Tabela A1. O Apêndice A é uma documentação histórica das categorias obsoletas. Para efeitos do presente documento, as categorias ativas são definidas como aquelas: (a) para os quais os equipamentos de teste são necessários e os materiais de suporte de teste, incluindo os óleos de motor de referência e combustíveis de referência, estejam prontamente disponíveis, (b) para os quais o programador ou o ensaio da ASTM monitora a precisão em todos os testes, e (c) que estão disponíveis para licenciamento por EOLCS API.
Os processos atuais para iniciar novas classificações foram desenvolvidas através dos esforços de cooperação da Alliance, API, ASTM, EMA, ILSAC e SAE. As novas classificações ILSAC são desenvolvidas utilizando o procedimento definido no API 1509 Apêndice C. A nova API de categorias "C" são adicionadas usando o procedimento definido na API 1509 Apêndice D. A nova API de categorias "S" são adicionadas pelo Grupo API de Lubrificantes.
FONTE: Equipe Target