Text page

Aperfeiçoamento e especialização: funções cada vez mais indispensáveis à atuação de um bom profissional

O mercado de trabalho globalizado vem se tornando mais exigente, o que faz com que as pessoas dêem grande importância à comprovação de sua competência.

No atual mundo competitivo em que vivem os profissionais e as empresas, é cada vez mais importante a especialização e capacitação total das pessoas que pretendem atuar nas diversas áreas. Os profissionais buscam incessantemente formas de aperfeiçoar sua atuação; os grupos empresariais, por outro lado, estão sempre procurando ferramentas e maneiras de medir e comprovar estes conhecimentos, para que tenham em seus quadros funcionários qualificados, que não só cumpram perfeitamente as suas funções, mas também agreguem valores às companhias às quais se dedicam.

Por isso, a certificação de pessoas se transforma cada vez mais em fator de suma importância nos diferentes setores de mercado, sejam eles privados ou públicos. O intercâmbio de profissionais em nível mundial exibe a necessidade de uma padronização dos conhecimentos teóricos e práticos, o que torna indispensável a normalização do serviço.

A NBRISO/IEC17024, publicada em maio deste ano, define os requisitos gerais para os organismos que realizam a certificação de pessoas. O objetivo é alcançar um processo de avaliação que seja globalmente aceito, acompanhado por um trabalho de supervisão permanente e reavaliações periódicas, visto que a certificação profissional visa a atestar competência e experiência no fornecimento de um serviço, assegurando credibilidade na realização e garantia dos seus resultados.

A normalização leva em conta as peculiaridades, necessidades e expectativas de cada setor que compõe o mercado, podendo ser complementada de acordo com o segmento que a utiliza. Por exemplo: as formas de aperfeiçoamento das profissões são diferentes, assim como algumas funções governamentais que prestam serviços públicos.

A NBRISO/IEC17024 foi elaborada para atingir e promover um nível de referência mundialmente aceito por organizações que realizam a certificação de pessoas, tendo em vista a velocidade crescente de inovação tecnológica e a especialização progressiva dos profissionais. Esta norma deve ser a base para o reconhecimento dos organismos de certificação e para o desenvolvimento de esquemas durante o processo, buscando a facilidade de aceitação em níveis nacional e internacional.

Para adquirir a norma NBRISO/IEC17024, clique aqui.

Baseado nos documentos visitados

Normas recomendadas para você

Avaliação da conformidade — Requisitos gerais para organismos que certificam pessoas
NBRISO/IEC17024 de 11/2013

Avaliação da conformidade — Requisitos gerais para organismos que certificam pessoas