Text page

NBR 14718: Guarda-corpos para edificação

Essa norma especifica as condições mínimas de resistência e segurança exigíveis para guarda-corpos de edificações para uso privativo ou coletivo.

16/01/2013 - Equipe Target

Os requisitos técnicos para guarda-corpos em edificações

Mauricio Ferraz de Paiva

No final do ano, uma criança caiu de um vão da varanda do quarto andar do apart-hotel Paradiso, na Avenida das Américas, no Rio de Janeiro. O pai da criança contou, em depoimento, que a família subiu até o quarto com o maleiro do hotel e, enquanto ele recebia as malas e pagava o funcionário, a mãe e o bebê ficaram na varanda aguardando. Ainda o relato do pai, o menino teria caído no momento em que a mãe se virou para falar com ele.

Para Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ), o prédio não atende aos requisitos técnicos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Uma vistoria realizada indicou que a medida do vão por onde passou o bebê tinha o dobro do permitido pela norma técnica. De acordo com os padrões da ABNT, esta distância deveria ser de, no máximo, 20 centímetros, podendo variar. A largura que encontramos nos apartamentos do hotel é de 40 centímetros. Ou seja, o dobro. É uma irregularidade flagrante. E o problema se repete em todas as sacadas. Foi reproduzido em série, o que é muito mais grave.

A NBR 14718 de 01/2008 - Guarda-corpos para edificação especifica as condi&cc...

Baseado nos documentos visitados

Normas recomendadas para você

Indústrias do petróleo e gás natural — Perfis pultrudados - Parte 2: Guarda-corpo
NBR15708-2 de 11/2015

Indústrias do petróleo e gás natural — Perfis pultrudados - Parte 2: Guarda-corpo

Alumínio e suas ligas - Tratamento de superfície - Requisitos para anodização para fins arquitetônicos
NBR12609 de 06/2022

Alumínio e suas ligas - Tratamento de superfície - Requisitos para anodização para fins arquitetônicos