Text page

A qualidade dos fogões nacionais conforme as normas técnicas

As empresas nacionais e estrangeiras que quiserem vender fogões e fornos a gás de uso doméstico no país terão de se adequar às novas normas de segurança para fabricação destes dois eletrodomésticos, estabelecidas pelo Inmetro.

26/12/2012 - Equipe Target

A qualidade dos fogões nacionais

Mauricio Ferraz de Paiva

A Proteste testou diversos modelos de fogões, com acendimento elétrico e manual, para avaliar a qualidade, a segurança e o desempenho dos produtos. Um grande problema surgiu durante a análise de risco de tombamento: quase metade dos fogões não suportou o peso de 22,5 kg colocado sobre a porta do forno aberta e tiveram o risco de tombar, constatando insegurança e chances de provocar acidentes domésticos.

O teste que apurou o risco de o fogão tombar simulou, por exemplo, uma criança apoiando seu peso em cima da porta de vidro aberta, o que provocaria um acidente sério, com o produto e até possíveis panelas caindo em cima dela. O mesmo poderia acontecer se um adulto se desequilibrasse ao segurar uma travessa quente e viesse a apoiar sobre a porta de vidro. Os modelos que foram considerados inseguros e eliminados do teste: Atlas Atenas, Clarice Amanna, Consul Canela, Consul Facilite timer, Clarice Delicato Plus, Electrolux 52SRB, Electrolux 56SPB, Esmaltec Bali Cristal, Venax Picasso e Venax Monet Plus 4. Segundo a instituição, o resultado negativo do teste de segurança não era esperado, pois no último teste realizado em 2011, não foi detectado o risco de tombamento.

Para testar a segurança térmica, o forno foi ligado a 200ºC e os queimadores foram simultaneamente acesos para medir e avaliar se houve aumento da temperatura nas laterais e nas partes frontais (tampa de vidro e painel metálico). Foram encontrados problemas no painel frontal dos seguintes fogões com sistema elétrico: Atlas Atenas, Clarice Delicato Plus, Electrolux 52SRB e Eletrolux 5...

Baseado nos documentos visitados

Normas recomendadas para você

Fogões, fogões de mesa, fornos e fogareiros a gás de uso industrial — Terminologia
NBR10148 de 05/2011

Fogões, fogões de mesa, fornos e fogareiros a gás de uso industrial — Terminologia

Aparelho doméstico de cocção a gás - Parte 1: Desempenho e segurança
NBR13723-1 de 02/2003

Aparelho doméstico de cocção a gás - Parte 1: Desempenho e segurança

Aparelho doméstico de cocção a gás Parte 2: Uso racional de energia
NBR13723-2 de 04/1999

Aparelho doméstico de cocção a gás Parte 2: Uso racional de energia