Text page

Curso: Fatos e Mitos na Proteção de Instalações e de Equipamentos Sensíveis contra Descargas Atmosféricas

Esse curso capacita os engenheiros e técnicos, projetistas e instaladores para lidar com esses equipamentos, além de atualizá-los quanto aos requisitos da NBR 14039 e NR 10 sobre manutenção das instalações de média tensão e condições de segurança de trabalho.


03/08/2012 - Equipe Target

A proteção contra surtos internos ou por descargas atmosféricas

A energia fornecida pela concessionária de serviços de eletricidade possui certas características, como tensão, corrente e frequência, que podem sofrer perturbações eletromagnéticas. Uma perturbação eletromagnética é todo fenômeno eletromagnético, notadamente um ruído, um sinal indesejado ou a modificação não planejada do próprio meio de transmissão, suscetível de criar problemas de funcionamento em equipamentos ou sistemas de comunicação. Essas perturbações podem tomar a forma de variações na tensão, variações na corrente, variações na frequência e ruído elétrico.

As perturbações eletromagnéticas devem-se aos fenômenos de diferentes tipos e origens. O conhecimento desses fenômenos facilita a classificação das perturbações e a busca por soluções contra os seus efeitos. Neste contexto, os principais fenômenos de perturbação eletromagnética que interferem no funcionamento de redes de computadores são: harmônicos; inter-harmônicos; flutuações de tensão; quedas de tensão e cortes momentâneos; desequilíbrios na tensão trifásica; transmissão de sinais pela rede elétrica; desvios de frequência; perturbações transitórias e sobretensões; descargas eletrostáticas; e campos eletromagnéticos.

Infeli...

Baseado nos documentos visitados

Normas recomendadas para você

Sistemas de aterramento de subestações - Requisitos
NBR15751 de 07/2013

Sistemas de aterramento de subestações - Requisitos

Medição de resistência de aterramento e de potenciais na superfície do solo em sistemas de aterramento
NBR15749 de 08/2009

Medição de resistência de aterramento e de potenciais na superfície do solo em sistemas de aterramento

Haste de aterramento de aço revestida de cobre — Especificação
NBR13571 de 03/2024

Haste de aterramento de aço revestida de cobre — Especificação