Text page

NBR 14865: os requisitos para os copos plásticos descartáveis

NBR 14865: os requisitos para os copos plásticos descartáveis.


19/07/2012 - Equipe Target

A qualidade dos copos plásticos descartáveis

A NBR 14865, revisada em 2012, especifica os requisitos mínimos exigíveis para copos plásticos descartáveis destinados ao consumo de bebidas e outros usos similares. Ela não se aplica aos copos fabricados especificamente para festas com a presença de menores de 14 anos, os quais são objeto da NBR 13883.Os copos devem ser fabricados com resinas termoplásticas, com ou sem a incorporação de aditivos e/ou pigmentos, a critério do fabricante, que deve assegurar a obtenção de um produto que atenda aos requisitos dessa norma.

Todas as formulações de copos plásticos destinados a entrar em contato direto com alimentos devem atender à legislação vigente, quando elaborados ou revestidos com resinas, polímeros e respectivos aditivos. Os copos plásticos devem ser ensaiados sob a condição de contato breve, no uso real de 2 h < t < 4 h, à temperatura máxima de 100°C. Os copos plásticos com incorporação de corantes ou pigmentos devem atender à legislação vigente. Quanto aos aspectos visuais, os copos devem estar isentos de rachaduras e furos que sejam perceptíveis a olho nu. A amostragem deve atender ao item 5.3.1. Os copos não podem apresentar sujidade, interna ou externamente, que seja perceptível a olho nu. A amostragem deve atender a 5.3.1. Os copos devem estar isentos de bordas afiadas e rebarbas que sejam perceptíveis a olho nu. A amostragem deve atender a 5.3.1.

O critério de aceitação para 4.2.1 e 4.2.2 deve ser de acordo com a NBR 5426, com nível de inspeção I e nível de qualidade aceitável (NQA) igual a 0,4. A massa média mínima dos copos deve respeitar a Tabela 1. Para o cálculo da massa média mínima de copos com capacidades diferentes das especificadas na Tabela 1, utilizar a fórmula de correlação (ver 3.10), bem como os fatores de correlação apresentados na Tabela 2. Os copos devem ser comercializados em mangas invioláveis, ou ainda a granel, protegidos com sacos plásticos. Na embalagem devem ser identificadas a capacidade total e a quantidade de copos e informação(ões) para rastreabilidade. Em relação à marcação e identificação, os copos devem trazer gravadas em relevo, com caracteres visíveis e de forma indelével, pelo menos o seguinte: a) marca ou identificação do fabricante; b) capacidade do copo; e c) símbolo de identificação do material para reciclagem, conforme ABNT NBR 13230.

Para mais informações sobre a norma NBR 14865 de 07/2012, clique no link

NBR 14865 - Copos plásticos descartáveis

FONTE: Equipe Target

Baseado nos documentos visitados

Normas recomendadas para você

Embalagens e acondicionamento plásticos recicláveis - Identificação e simbologia
NBR13230 de 11/2008

Embalagens e acondicionamento plásticos recicláveis - Identificação e simbologia

Segurança de artigos para festas — Requisitos e métodos de ensaio
NBR13883 de 03/2015

Segurança de artigos para festas — Requisitos e métodos de ensaio

Planos de amostragem e procedimentos na inspeção por atributos
NBR5426 de 01/1985

Planos de amostragem e procedimentos na inspeção por atributos