Text page

O choque elétrico ainda mata muita gente no Brasil

Apenas em São Paulo morre, em média, uma pessoa a cada dois dias em decorrência de descargas elétricas. Quase 95% das vítimas são homens, cerca de metade deles com idade entre 30 e 49 anos. O levantamento é da Secretaria Estadual de Saúde, que registrou 167 mortes em 2010.


09/05/2012 - Equipe Target

Os perigos do choque elétrico

Especialistas estimam que a maior parte dos acidentes aconteça durante o trabalho em serviços de obra ou reparos muito próximos da rede elétrica. Na maioria das vezes, são homens e, infelizmente, sem equipamentos de proteção. Também houve um crescimento no número de internações por conta da exposição à corrente elétrica nos hospitais do Estado – foram 642 hospitalizações em 2008 e 1.031 em 2010. A maior parte das interações neste período foram em Piracicaba (2.104), São Paulo (457) e São Pedro (164), cidade localizada também na região de Piracicaba. Além da morte instantânea, as descargas elétricas podem causar várias complicações, pois as vítimas podem ter arritmia cardíaca grave causada pelo choque, destruição muscular, queimaduras de pele nas áreas de entrada e de saída da corrente elétrica pelo corpo e, tardiamente, insuficiência renal aguda. Se em São Paulo ocorre dessa forma, deve-se imaginar no resto do Brasil, em que não há dados catalogados.

Mas afinal: o que é choque elétrico? A corrente elétrica é o movimento ordenado de partículas portadoras de carga elétrica. Se isso for observado microscopicamente, pode-se ver que essas partículas estão em movimento desordenado, pois elas possuem movimento aleatório em razão da agitação térmica a qual estão submetidas. O choque el&eacut...

Baseado nos documentos visitados

Normas recomendadas para você

Sistemas de gestão da energia - Requisitos com orientações para uso
NBRISO50001 de 08/2018

Sistemas de gestão da energia - Requisitos com orientações para uso

Instalações elétricas de baixa tensão
NBR5410 de 09/2004

Instalações elétricas de baixa tensão

Sistemas elétricos de potência
NBR5460 de 04/1992

Sistemas elétricos de potência