Text page

NBR 16042: os requisitos de segurança para construção e instalação de elevadores sem casa de máquinas

A norma especifica as regras de segurança para a construção e instalação de elevadores elétricos novos, sem casa de máquinas, instalados permanentemente, servindo pavimentos definidos, com carro projetado para o transporte de pessoas e objetos, com acionamento por tração, suspenso por cabos e movendo-se entre guias inclinadas no máximo 15° com a vertical.


27/04/2012 - Equipe Target

A segurança em elevadores

A ABNT NBR NM 207, ao definir requisitos para elevadores elétricos, estabelece a necessidade de uma casa de máquinas e casa de polias especiais para abrigo da maquinaria. A tecnologia moderna, porém, demonstra que a maquinaria, ou parte dela, ou parte de seus componentes não necessitam estar dentro de uma casa de máquinas especial e podem ser colocadas na caixa ou fora dela. Para garantir a segurança da operação normal, manutenção e inspeção dos elevadores nesta nova condição, são necessárias disposições que ainda não estão descritas na ABNT NBR NM 207. Por esta razão, a NBR 16042 que trata dos elevadores elétricos de passageiros sem casa de máquinas foi feita para atender a esta necessidade. Seu objetivo é definir regras de segurança relativas aos elevadores elétricos de passageiros sem casa de máquinas, com vistas a proteger as pessoas e objetos contra os riscos de acidentes relacionados às operações pelo usuário, de manutenção e de emergência de elevadores.

Têm sido feitos estudos dos vários aspectos de acidentes possíveis com elevadores nas áreas apresentadas em seguida. Possíveis riscos devidos a:
f) corte;
g) esmagamento;
h) queda;
i) impacto;
j) aprisionamento;
k) fogo;
l) choque elétrico;
m) falha do material devido a:
1) dano mecânico;
2) desgaste;
3) corrosão.

Pessoas a serem protegidas:
a) usuários;
b) pessoal de manutenção e inspeção;
c) pessoas que se encontram fora da caixa, do...

Baseado nos documentos visitados

Normas recomendadas para você

Placas de circuito impresso - Parte 1: Especificação genérica
NBRIEC62326-1 de 03/2007

Placas de circuito impresso - Parte 1: Especificação genérica

Elevadores de passageiros e monta-cargas - Guias para carros e contrapesos - Perfil T
NBRNM196 de 05/1999

Elevadores de passageiros e monta-cargas - Guias para carros e contrapesos - Perfil T

Instalações elétricas de baixa tensão
NBR5410 de 09/2004

Instalações elétricas de baixa tensão