Text page

NBR 5101: procedimento para a iluminação pública

A norma, editada em abril de 2012, estabelece os requisitos para iluminação de vias públicas, propiciando segurança aos tráfegos de pedestres e de veículos.


20/04/2012 - Equipe Target

Iluminação pública

A iluminação pública tem como principal objetivo proporcionar visibilidade para a segurança do tráfego de veículos e pedestres de forma rápida, precisa e confortável. Os projetos de iluminação pública devem atender aos requisitos específicos do usuário, provendo benefícios econômicos e sociais para os cidadãos, incluindo a redução de acidentes noturnos; melhoria das condições de vida, principalmente nas comunidades carentes; auxílio à proteção policial, com ênfase na segurança dos indivíduos e propriedades; facilidade do fluxo do tráfego; destaque nos edifícios e obras públicas durante a noite; e eficiência energética. A aplicação da norma NBR 5101 irá produzir iluminação adequada e utilização racional da energia, se o projetista e o usuário utilizarem: lâmpadas, reatores e luminárias eficientes, com distribuições apropriadas para cada tipo de instalação; luminárias com posicionamento e alturas de montagem adequadas; um bom programa de manutenção, para assegurar a integridade do sistema e a preservação do nível de iluminação considerado no projeto.

A distribuição apropriada das intensidades luminosas das luminárias é um dos fatores essenciais de iluminação eficiente em vias. As intensidades emitidas pelas luminárias são controladas direcionalmente e distribuídas de acordo com a necessidade para visibilidade adequada (rápida, precisa e confortável). Distribuiç...

Baseado nos documentos visitados

Normas recomendadas para você

Sistemas de iluminação de túneis — Requisitos
NBR5181 de 04/2013

Sistemas de iluminação de túneis — Requisitos

Redes de distribuição aérea de energia elétrica com condutores nus
NBR15688 de 04/2012

Redes de distribuição aérea de energia elétrica com condutores nus

Relé fotocontrolador intercambiável e tomada para iluminação — Especificação e ensaios
NBR5123 de 04/2016

Relé fotocontrolador intercambiável e tomada para iluminação — Especificação e ensaios