Text page

Curso: Compensação de Reativos e Filtragem de Harmônicos em Sistemas Elétricos de Potência

O curso oferece os subsídios mínimos para a aplicação de capacitores, mesmo na presença de cargas geradoras de harmônicos, incluindo exemplos de aplicação de capacitores, dimensionamento de bancos antirressonantes e filtros.


20/04/2012 - Equipe Target

Os efeitos dos harmônicos nos componentes de sistemas elétricos

O grau com que harmônicos podem ser tolerados em um sistema de alimentação depende da susceptibilidade da carga (ou da fonte de potência). Os equipamentos menos sensíveis, geralmente, são os de aquecimento (carga resistiva), para os quais a forma de onda não é relevante. Os mais sensíveis são aqueles que, em seu projeto, assumem a existência de uma alimentação senoidal como, por exemplo, equipamentos de comunicação e processamento de dados. No entanto, mesmo para as cargas de baixa susceptibilidade, a presença de harmônicos (de tensão ou de corrente) pode ser prejudicial, produzindo maiores esforços nos componentes e isolantes.

Em motores e geradores, o maior efeito dos harmônicos em máquinas rotativas (indução e síncrona) é o aumento do aquecimento devido ao aumento das perdas no ferro e no cobre. Afeta-se, assim, sua eficiência e o torque disponível. Além disso, tem-se um possível aumento do ruído audível, quando comparado com alimentação senoidal. Outro fenômeno é a presença de harmônicos no fluxo, produzindo alterações no acionamento, como componentes de torque que atuam no sentido oposto ao da fundamental, como ocorre com o 5o, 11o, 17o, etc. harmônicos. Isto significa que tanto o quinto componente quanto o sétimo induzem uma sexta harmônica no rotor. O mesmo ocorre com outros pares de componentes. O sobreaquecimento que...

Baseado nos documentos visitados

Normas recomendadas para você

Sistemas elétricos de potência
NBR5460 de 04/1992

Sistemas elétricos de potência

Eletricidade geral - Terminologia
NBR5456 de 11/2010

Eletricidade geral - Terminologia

Instalações elétricas de baixa tensão
NBR5410 de 09/2004

Instalações elétricas de baixa tensão