Text page

Curso: Segurança na Operação e Manutenção de Subestações e Cabines Primárias

O treinamento capacita os engenheiros e técnicos, projetistas e instaladores para lidar com esses equipamentos e situações, além de atualizá-los quanto aos requisitos da norma NBR 14039 e NR 10 sobre manutenção das instalações de média tensão e condições de segurança de trabalho.


13/03/2012 - Equipe Target

As características das cabines primárias

As subestações de média tensão, conhecidas também como cabines primárias, transformam e conduzem à edificação a energia fornecida pelas concessionárias. São necessárias quando a carga instalada é superior a 75 kW. Geralmente colocadas junto ao limite da propriedade com a via pública, essas cabines são essenciais para converter elevadas tensões ao nível adequado de consumo. Esse tipo de subestação, no entanto, exige cuidados específicos que envolvem tanto o projeto de instalação e manutenção, como o cumprimento das normas e regulamentos em vigor.

Alguns detalhes como os níveis de tensão desejados, a quantidade de transformadores necessários, o número de circuitos e a potência da unidade consumidora são importantes. Mas antes é preciso saber quando e onde esse tipo de alimentação elétrica será usado. Quando o consumo for superior a 2.500 kW, recomenda-se (desde que haja disponibilidade) que a distribuição seja efetuada em tensão primária. As edificações de uso coletivo em baixa tensão com carga superior a 75 kW possibilitam o fornecimento em média tensão, desde que existam apenas dois pontos de entrega: um em média e outro em baixa tensão instalados n...

Baseado nos documentos visitados

Normas recomendadas para você

Pasta celulósica e madeira - Determinação de lignina insolúvel em ácido
NBR7989 de 02/2010

Pasta celulósica e madeira - Determinação de lignina insolúvel em ácido