Text page

Curso: Segurança em serviços com eletricidade de acordo com a NR 10

O curso abrange temas fundamentais exigidos na norma e garante um treinamento multiplicador, que capacita o participante a aplicá-lo em sua equipe para garantir a segurança durante a execução dos serviços.


18/01/2012 - Equipe Target

Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade de Acordo com a NR 10 - Básico

A Norma Regulamentadora 10 estabelece os requisitos e condições mínimas exigíveis para garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que interajam direta ou indiretamente em instalações elétricas. A sua aplicação abrange as fases de geração, transmissão, distribuição e consumo de energia elétrica, em suas diversas etapas, incluindo elaboração de projetos, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas, bem como quaisquer trabalhos realizados em suas proximidades.

Tem a sua existência jurídica assegurada pelos artigos 179 a 181 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e se aplica às fases de geração, transmissão, distribuição e consumo, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades, observando-se as normas técnicas oficiais estabelecidas pelos órgãos competentes e, na ausência ou omissão destas, as normas internacionais cabíveis.

A expressão Sistema Elétrico de Potência ainda causa bastante polêmica, mas a norma apresenta uma definição em seu glossário que não deixa dúvidas sobre a correta interpretação de sua utilização dentro do texto regulamentador. Segundo es...

Baseado nos documentos visitados

Normas recomendadas para você

Instalações elétricas de baixa tensão
NBR5410 de 09/2004

Instalações elétricas de baixa tensão

Eletricidade geral - Terminologia
NBR5456 de 11/2010

Eletricidade geral - Terminologia

Condutores elétricos
NBR5471 de 11/1986

Condutores elétricos