Text page

NBR 14861: Os requisitos para as lajes alveolares pré-moldadas de concreto protendido

A norma estabelece os requisitos e os procedimentos a serem atendidos no projeto, na produção e na montagem das lajes alveolares pré-moldadas de concreto protendido. Para situações não cobertas por essa norma, o responsável técnico pode usar procedimentos ou normas estrangeiras ou internacionais aplicáveis.


05/01/2012 - Equipe Target

Quais as vantagens de usar lajes alveolares?

Segundo a norma, uma laje alveolar é uma peça de concreto produzida industrialmente, fora do local de utilização definitiva, sob rigorosas condições de controle de qualidade. É caracterizada por armadura longitudinal ativa, que engloba totalmente a armadura inferior de tração necessária e por ausência de armadura transversal de cisalhamento. A seção transversal é alveolar com a presença de almas de concreto e alvéolos. O uso de aditivos ou adições no concreto, com o objetivo de acelerar ou retardar a pega e o desenvolvimento da resistência nas idades iniciais, reduzir o calor de hidratação, melhorar a trabalhabilidade, reduzir a relação água/cimento, aumentar a compacidade e a impermeabilidade ou incrementar a resistência aos agentes agressivos e às variações climáticas ou outros, deve seguir o que estabelece a NBR 12655.

Em elementos pré-moldados protendidos, os aditivos empregados no concreto ou na argamassa em contato com a armadura de protensão não podem conter ingredientes que possam provocar corrosão do aço, em particular a corrosão sob tensão, sendo proibido o uso de aditivos à base de cloretos ou quaisquer outros halogenetos, conforme as NBR 11768 e NBR 9062. Aplica-se o disposto na NBR 6118 com relação à trabalhabilidade, durabilidade, ao diagrama tensão e deformação, módulo de deformação longitudinal à compressão, módulo de deformaçã...

Baseado nos documentos visitados

Normas recomendadas para você

Tela de aço soldada nervurada para armadura de concreto - Requisitos
NBR7481 de 05/2022

Tela de aço soldada nervurada para armadura de concreto - Requisitos

Projeto de estruturas de concreto
NBR6118 de 08/2023

Projeto de estruturas de concreto

Execução de estruturas de concreto armado, protendido e com fibras — Requisitos
NBR14931 de 04/2023

Execução de estruturas de concreto armado, protendido e com fibras — Requisitos