Text page

NBR 15976: Como reduzir as emissões de fluidos frigoríficos halogenados

Essa norma estipula os requisitos mínimos e os procedimentos para a redução da emissão involuntária de fluídos frigoríficos halogenados em equipamentos e instalações estacionárias de refrigeração, ar condicionado e bombas de calor, abrangendo a fabricação, instalação, ensaios, operação, manutenção, conserto e disposição final dos equipamentos e sistemas.


29/11/2011 - Equipe Target

A prática de projeto recomendada

No Anexo A da norma está especificado que há projetos de selos de eixo que não dependem das faces de carbono geralmente utilizadas. Selos de face dupla, ou de face única com características melhoradas de maneira a manter o carbono lubrificado, têm se mostrado eficazes e são recomendados. Convém que o projeto e a instalação do conjunto de selo minimizem a perda do óleo e evitem a perda direta de fluido frigorífico. A falta de lubrificação durante os períodos de parada pode fazer com que as faces de contato do selo fiquem secas e aderidas uma à outra. Em grandes sistemas é recomendada a utilização de uma bomba de óleo separada para lubrificar o selo antes da partida do compressor.

Os compressores abertos são tipicamente providos de selos retentores que requerem pressão positiva para funcionarem corretamente. Não sendo estes selos de face dupla, pode ocorrer vazamento durante a evacuação. Para evitar vazamentos, convém que sejam adotadas medidas de vedação temporária, como tampas para o selo ou calafetagem por massa plástica ao redor do eixo. O alinhamento dos eixos do motor e do compressor é elemento crítico para limitar o vazamento de fluido frigorífico; é afetado pelo tipo de acoplamento e pela velocidade e potência do motor.

O maquinário frigorífico requer um alinhamento rigoroso para acomodar a dilataç...

Baseado nos documentos visitados

Normas recomendadas para você

Segurança em sistemas frigoríficos
NBR16069 de 04/2018

Segurança em sistemas frigoríficos

Fluidos refrigerantes - Recolhimento, reciclagem e regeneração (3R) - Procedimento
NBR15960 de 06/2021

Fluidos refrigerantes - Recolhimento, reciclagem e regeneração (3R) - Procedimento