Text page

Curso: Curto Circuitos e seletividade em instalações elétricas industriais

Divido em dois tópicos, o curso discutirá sobre as técnicas de adequação dos equipamentos que são submetidos à corrente de curto circuito, seguindo as recomendações práticas das normas nacionais e internacionais. Abordará também sobre a correta especificação para a segurança pessoal e dos equipamentos que estão envolvidos em sistemas elétricos industriais.


08/11/2011 - Equipe Target

Instalação Elétrica Industrial

Basicamente, a entrada do sistema deve possuir a melhor qualidade de operação e proteção para atender circunstâncias de pior caso. A distribuição do sistema é dada basicamente pela necessidade simples de divisão das cargas. Uma proposta otimizada orienta a distribuição em razão da elevada importância, exigências ou confiabilidade dos serviços. A escolha da composição (método de partida) de um ramal para manobra e proteção da carga típica (motor) é especificada em base ao seu tamanho (potência). A escolha de composição (métodos de partida) pode considerar outras variantes, como confiabilidade de serviço, circunstância de disponibilidade da potência, características da máquina a ser acionada, distância da fonte de alimentação, etc. A composição de um ramal pode garantir a operação, em especial o desligamento, em condições normais, em defeito e inclusive em caráter de emergência, o que dispensa qualidade de serviços a montante.

Os circuitos de alimentação (potência) estão sujeitos naturalmente a anomalias de sobrecargas e até um curto-circuito. Os circuitos de comando sã...

Baseado nos documentos visitados

Normas recomendadas para você

Transformadores de potência - Parte 5: Capacidade de resistir a curtos-circuitos
NBR5356-5 de 12/2015

Transformadores de potência - Parte 5: Capacidade de resistir a curtos-circuitos

Conectores para cabos de potência - Ensaios de ciclos térmicos e curtos-circuitos
NBR9326 de 10/2014

Conectores para cabos de potência - Ensaios de ciclos térmicos e curtos-circuitos