Text page

NBR 15965: Um sistema de classificação da informação da construção

Essa Parte 1 da norma trata da terminologia e estrutura, sendo definida a terminologia, os princípios do sistema de classificação e os grupos de classificação para o planejamento, projeto, gerenciamento, obra, operação e manutenção de empreendimentos da construção civil.


23/09/2011 - Equipe Target

A informação da construção civil

A NBR15965, sob o título geral "Sistema de Classificação da Informação da Construção' tem a previsão de conter as seguintes partes:

Parte 1: Terminologia e estrutura;

Parte 2: Características dos objetos da construção;

Parte 3: Processos da construção;

Parte 4: Recursos da construção;

Parte 5: Resultados da construção;

Parte 6: Unidades da construção;

Parte 7: Informação da construção.

Tem por objetivo estabelecer a terminologia e estrutura de classificação para a tecnologia de modelagem da informação da construção em plena adoção pela indústria brasileira de Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC). Esse instrumento serve para nortear métodos de avaliação, escopos de trabalho, padrões técnicos e outros parâmetros que envolvam a modelagem da informação da construção. Assim, define a terminologia, os princípios do sistema de classificação e os grupos de classificação para o planejamento, projeto, gerenciamento, obra, operação e manutenção de empreendimentos da construção civil. Aplica-se à elaboração de outras normas que porventura venham a reger e aplicar conceitos pertinentes à Modelagem da Informação da Construção. Essa norma apresenta uma proposta de sistema de classificação indicando tabelas que seguem um padrão de referência de classes e princípios de especialização, ordenam e operacionalizam o referido sistema.

O documento relacionado a seguir é indispensável à aplicação dessa norma. Para referências datadas, aplicam-se somente as edições citadas. Para referências não datadas, aplicam-se as edições mais recentes do referido documento (incluindo emendas). A NBR ISO 12006-2, Construção de edificação - Organização de informação da construção Parte 2: Estrutura para classificação de informação. No item 4 Objetivos do sistema de classificação especifica-se a tecnologia de Modelagem da Informação da Construção necessita de um sistema normalizado de classificação que possa embasar os projetos de empreendimentos na indústria brasileira de Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC), sob os seguintes aspectos:

a) terminologias e parâmetros unificados e aplicados por todos os envolvidos na indústria da construção civil;

b) ampliação da cooperação e comunicação entre os agentes da cadeia produtiva da construção civil, sob aspectos padronizados;

c) facilitação da interoperabilidade entre os diversos sistemas de dados utilizados pela indústria da construção civil;

d) aumento da produtividade e qualidade e serviços listados pelo novo sistema;

e) maior facilidade na gestão e operação da logística da construção.

O item 5 Princípios do sistema de classificação – Metodologia:

A partir da análise dos sistemas de classificação adotados internacionalmente e considerando os regionalismos e peculiaridades da indústria de construção em todo o território brasileiro, tomou-se como base a NBR ISO 12006-2 para dar o suporte teórico à nova norma referente aos sistemas de classificação que suportam a tecnologia da modelagem da informação da construção. A partir de um esquema organizacional publicado na NBR ISO 12006-2, que apresenta as seis grandes classes da construção (espaços, resultados, processos, recursos, propriedades/características e informações) e as relações gerais entre elas (ver Figura 2 da NBR ISO 12006-2:2010), como participantes do ciclo de vida de um empreendimento, elaborou-se um quadro de classes que agrupa, em cada grande grupo identificado, os princípios de especialização constantes para cada um desses grupos.

Mais informações sobre as normas, clique no link:

NBR15965-1: Sistema de classificação da informação da construção - Parte 1: Terminologia e estrutura

FONTE: Equipe Target

Anúncio fixo da norma NBRISO9001 Chegou o novo app Target GEDWeb!
Busque e visualize suas normas ABNT NBR NM
Recursos exclusivos de busca, leitura por voz,
acesso off-line, navegação por setor e muito mais!
Produto/Serviço relacionado à NBRISO9001

Baseado nos documentos visitados

Normas recomendadas para você

Construção de edificação - Organização de informação da construção - Parte 2: Estrutura para classificação
NBRISO12006-2 de 02/2018

Construção de edificação - Organização de informação da construção - Parte 2: Estrutura para classificação