Text page

Curso: NR 10 ou a reciclagem obrigatória

De 5 de setembro a 14 de outubro, esse curso objetiva atender às exigências da Norma Regulamentadora NR 10 a qual estabelece as diretrizes básicas para a implantação de sistemas preventivos de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores em instalações elétricas.


15/08/2011 - Equipe Target

A reciclagem obrigatória na NR 10

A Norma Regulamentadora n.º 10, constante da Portaria n.º 598 de 07/12/2004 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) que estabelece os requisitos e as condições mínimas para a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de acidentes com eletricidade. Atualmente, observa-se uma grande quantidade de acidentes de trabalho que vem ocorrendo nesta atividade, principalmente em mortes de trabalhadores que lidam com alta tensão. A terceirização de trabalhadores que atuam no ramo tem contribuído muito para a elevação de acidentes. Ou seja, os terceirizados acabam não recebendo o treinamento e equipamentos adequados, o que os tornam as principais vítimas de fatalidades.

Contudo, a norma se aplica aos trabalhadores que atuam na geração, transmissão, distribuição e consumo, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas e trabalhos realizados nas suas proximidades. Ela prevê que todas as instalações elétricas devam possuir medidas de controle de risco de acidentes elétricos, além de perfeita identificação de todos os circuitos elétricos existentes ...

Baseado nos documentos visitados

Normas recomendadas para você

Sistemas de gestão da energia - Requisitos com orientações para uso
NBRISO50001 de 08/2018

Sistemas de gestão da energia - Requisitos com orientações para uso

Sistemas elétricos de potência
NBR5460 de 04/1992

Sistemas elétricos de potência

Instalações elétricas de baixa tensão
NBR5410 de 09/2004

Instalações elétricas de baixa tensão