Text page

BS ISO/IEC 26512: a documentação dos softwares de engenharia

Essa norma, editada em 2011, especifica os requisitos para os compradores e os fornecedores de documentação para o usuário de software de engenharia. Define o processo de documentação do ponto de vista do comprador e do fornecedor. A descrição precisa dos requisitos para documentação do usuário é essencial para garantir que ela atenda às necessidades de seus usuários.


10/08/2011 - Equipe Target

Uma documentação que atenda às necessidades dos usuários

A BS ISO/IEC/IEEE 26512:2011 foi desenvolvida para auxiliar os usuários da ISO/IEC 15288:2008 ou ISO/IEC 12207:2008 para a aquisição ou fornecimento de documentação de usuário do software como parte dos processos de ciclo de vida do software. Ela define o processo de documentação do ponto de vista do adquirente e ponto de vista do fornecedor. ISO/IEC/IEEE 26512:2011 cobre os requisitos para itens de informação utilizados na aquisição de produtos documentação do usuário: o Plano de Aquisição, Especificação de Documentos, Declaração de Trabalho, solicitação de propostas, bem como a proposta.

Fornece uma visão geral da documentação do usuário de software e processos de gerenciamento de informações que podem exigir a aquisição e fornecimento de produtos de software e serviços de documentação do usuário. Ele aborda a preparação de requisitos para a documentação do usuário de software.

Esses requisitos são fundamentais para a especificação e documentação do usuário Declaração de Trabalho. Inclui requisitos para saídas documento principal do processo de aquisição e fornecimento de: a Solicitação de Proposta e a Proposta de produtos e serviços de documentação do usuário. Ele também discute o uso de um Plano de Gestão de Documentação e um Plano de documentos que possam surgir na aquisição e processos de abastecimento. ISO/IEC/IEEE 26512:2011 é independente das ferramentas de software que podem ser usados ​​para produzir documentação, e aplica-se tanto a documentação impressa e na tela de documentação. Muito de sua orientação é aplicável a documentação do usuário para os sistemas, incluindo hardware, bem como software.

Essa norma internacional poderá ser útil para a aquisição e fornecimento dos seguintes tipos de documentação, de produtos que não sejam software; de sistemas de multimídia usando animação, vídeo, som e; treinamento baseado em computador, embalagens e materiais de curso de especialização destina-se principalmente para uso em programas de treinamento formal; documentação de manutenção que descreve o funcionamento interno do software dos sistemas; documentação incorporada na interface do usuário.

É aplicável aos adquirentes e fornecedores de documentação do usuário, incluindo uma variedade de especialistas: analistas de negócios que se identificam as tarefas que os usuários pretendidos irá realizar com o software; os gestores do processo de desenvolvimento de software ou o processo de documentação; os gestores do processo de aquisição, e aqueles que autorizar e aprovar aquisições; os gestores e autores envolvidos na preparação da proposta.

Também pode ser consultado por pessoas com outros papéis e interesses no processo de documentação: designers e arquitetos que planejam a estrutura, formato e requisitos de conteúdo de produtos ou em um conjunto de documentação acessível via web; os autores e editores experientes que desenvolvem o conteúdo escrito para a documentação do usuário; os designers gráficos com experiência em mídia eletrônica; o usuário designers de interface e especialistas em ergonomia trabalhando juntos para projetar a apresentação da documentação sobre a tela; os testadores de usabilidade, documentação revisores, especialistas no assunto; e os desenvolvedores de ferramentas para criar na tela de documentação.

Para mais informações clique no link:

BS ISO/IEC 26512


FONTE: Equipe Target

Anúncio fixo da norma NBRISO9001 Chegou o novo app Target GEDWeb!
Busque e visualize suas normas ABNT NBR NM
Recursos exclusivos de busca, leitura por voz,
acesso off-line, navegação por setor e muito mais!
Produto/Serviço relacionado à NBRISO9001

Baseado nos documentos visitados

Normas recomendadas para você

Engenharia de sistemas e de software - Processo de medição
NBRISO/IEC15939 de 01/2009

Engenharia de sistemas e de software - Processo de medição

Sistemas e engenharia de software - Processos de ciclo de vida de software
NBRISO/IEC12207 de 08/2017

Sistemas e engenharia de software - Processos de ciclo de vida de software