15/06/2011 - Equipe Target
Definindo os termos aplicáveis a tintas para edificações não industriais
Para os efeitos deste documento, podem ser especificados alguns termos constantes da norma:
Abrasão
Desgaste provocado por atrito.
Acabamento
Etapa final do sistema de pintura, na qual se atribuem os efeitos decorativos elou protetivos, tais corno a cor desejada, grau de brilho, textura, resistência à intempérie e outros atributos.
Aderência
Ato de aderir ou estar ligado, inerente tanto ao sistema de tinta/substrato, como ao sistema de pintura onde diversas demãos de tintas estão intimamente ligadas.
Aditivo
Matéria prima que, adicionada em pequenas proporções, confere características ou propriedades específicas, tais como antissedimentação, secagem, plastificação etc.
Argamassa
Mistura homogênea de agregado(s) moído(s), aglomerante(s) inorgânicos) e água, contendo ou não aditivos ou adições, com propriedades de aderência e endurecimento, podendo ser dosada em obra ou em instalação própria (argamassa industrializada).
Carga
Material inorgânico, natural ou sintético que confere às tintas propriedades, tais como de enchimento, textura, controle de brilho, auxílio na opacidade, resistência e abrasão.
Corante
Substância natural ou sintética, solúvel, utilizada para dar cor.
Craqueamento
Defeito na película seca, sob a forma de fendas ou fissuras, com ou sem exposição do substrato.
Diluente
Líquido volátil compatível com o produto, cuja finalidade é ajustar a viscosidade ou consistência de fornecimento e uso, podendo também ser utilizado para limpeza do equipamento de aplicá-lo.
Esmalte
Tinta utilizada como acabamento, em ambientes interiores e exteriores, normalmente utilizada para proteção e decoração de superfícies metálicas e de madeira. São exemplos de esmaltes os produtos comercialmente denominados esmaltes sintéticos, esmaltes à base d'água e tintas a óleo/gesso.
Sistema de gesso acartonado (drywall)
Sistema composto de chapas de gesso (miolo de gesso revestido nos dois lados por um cartão próprio) parafusadas em estruturas de perfis de ago galvanizado. A superfície que será revestida por tinta não é gesso, e sim o cartão,
Oxidação
Processo eletroquímico do metal em contato com o oxigênio presente na água ou no ar que leva à degradação do metal. Quando o metal envolvido é o ferro, esse processo é popularmente conhecido como ferrugem.
Resina
Substância responsável pela formação da película do produto, que confere propriedades como impermeabilidade, resistência a agentes químicos e ao intemperismo, brilho, dureza, aderência, flexibilidade etc.
Reboco
Camada de revestimento utilizada para cobrimento do emboço, propiciando uma superfície que permita receber o revestimento decorativo ou que se constitua no acabamento final.
Requisito de desempenho
Condição que expressa qualitativamente e quantitativamente os atributos de desempenho que um produto ou sistema de pintura devem possuir, a fim de satisfazerem as exigências normativa.
Tinta
Composição química formada por uma dispersão de pigmentos em uma solução ou emulsão de um ou mais polímeros, que, ao ser aplicada sobre uma superfície, transforma-se num filme a ela aderente com a finalidade de colorir, proteger ou embelezar.
Para mais informações clique no link:
NBR 12554: Tintas para edificações não industriais - Terminologia
FONTE: Equipe Target