Text page

Curso: Gestão de Energia conforme a norma ISO 50001

O objetivo do curso e da norma é permitir que as organizações estabeleçam os sistemas e processos necessários para melhorar de forma contínua o desempenho energético. A norma deve conduzir a reduções nos custos, nas emissões de gases do efeito estufa e outros impactos ambientais através da gestão sistemática da energia.


06/04/2011 - Equipe Target

Norma melhora de forma contínua o desempenho energético

A ISO 50001 permite que as organizações estabeleçam os sistemas e processos necessários para melhorar de forma contínua o desempenho energético. A norma deve conduzir a reduções nos custos, nas emissões de gases do efeito estufa e outros impactos ambientais através da gestão sistemática da energia.

Essa norma estabelece um padrão único para sistema de gestão de energia, facilitando as empresas que atuam em mais de um país. Além disso, ajuda no desenvolvimento da documentação de boas práticas do uso de energia. A ideia da ISO 50001 surgiu com foco na indústria, pois uma parte considerável da eficiência energética obtida na indústria pode ser realizada através de mudanças em como a energia é gerenciada. A forma como se gerencia a energia, às vezes, traz resultados muito melhores que a própria mudança tecnológica. No entanto, posteriormente, decidiu-se extrapolar o universo industrial, fazendo com que a norma possa ser aplicada em todas as empresas independente do tamanho ou da atividade.

Assim, qualquer empresa que tenha consumo de energia poderá utilizar essa norma. No futuro, as empresas que a utilizarem podem ser certificadas. A norma ainda traz maior disponibilidade de suprimento de energia, já que as empresas realizarão procedimentos que economizam o insumo; melhora a competitividade das organizações; e ainda traz um impacto positivo nas mudanças climáticas.

Enfim, as empresas precisam mapear o seu perfil energético para entender onde e como a energia está sendo usada, depois identificar oportunidades de melhorias, incluindo o uso de fontes alternativas ou renováveis. Para em seguida, estabelecer seus indicadores de desempenho, seus objetivos e metas com os planos de ação associados para alcançá-las. “As empresas precisam estabelecer metas, que devem ser ambiciosas, para que os funcionários se movimentem, mas ao mesmo tempo, devem ser realistas. Essas metas precisam ser específicas e mensuráveis.

Curso: Gestão de Energia - A Nova Norma ISO 50.001 - Presencial ou Ao Vivo pela Internet

Período: de 15/08/2011 a 16/08/2011

Programa:
1. Histórico da elaboração do documento no âmbito da ISO e da ABNT;
2. Visão geral do modelo de gestão definido pela Norma ISO 50001;
3. Descrição dos requisitos definidos pela Norma;
4. Relacionamento com outras Normas de Gestão (ISO 9001 e ISO 14001);
5. O processo de melhoria do desempenho energético e do Sistema de Gestão;
6. Processo de certificação do Sistema de Gestão de Energia.

Publico Alvo: Gerentes e Técnicos de áreas responsáveis pela gestão da organização.

Professor: Eduardo Daniel

Preço e condições especiais:
Para inscrições com até 60 dias de antecedência: 56% de desconto;
de 59 até 30 dias: 30%;
de 29 até 15 dias: 10%;
de 14 até 3 dias: sem desconto.
5% de desconto para pagamento à vista.

Fonte: Equipe Target

Baseado nos documentos visitados

Normas recomendadas para você

Sistemas de gestão de qualidade - Requisitos particulares para aplicação da ABNT NBR ISO 9001:2000 para empresas de serviços de conservação de energia (ESCO)
NBR15075 de 06/2014

Sistemas de gestão de qualidade - Requisitos particulares para aplicação da ABNT NBR ISO 9001:2000 para empresas de serviços de conservação de energia (ESCO)

Sistemas de gestão da qualidade - Requisitos
NBRISO9001 de 12/2000

Sistemas de gestão da qualidade - Requisitos

Sistemas de gestão ambiental - Requisitos com orientações para uso
NBRISO14001 de 10/2015

Sistemas de gestão ambiental - Requisitos com orientações para uso

Sistemas de gestão da qualidade - Fundamentos e vocabulário
NBRISO9000 de 11/2008

Sistemas de gestão da qualidade - Fundamentos e vocabulário