14/03/2011 - Equipe Target
Aprovada no dia 12 de maio de 2008, a norma entrou em vigor, no período de testes, em 12 de maio de 2010, e deveria ter começado a vigorar oficialmente em 12 de novembro de 2010, depois de um período de seis meses para a adaptação de todos os projetos protocolados. Mas, seu prazo de vigência foi adiado para março de 2012, pois já está sofrendo um processo de revisão.
O objetivo da norma é regulamentar, nas edificações de até cinco pavimentos, as questões como acústica arquitetônica, conforto térmico e desempenho hidráulico, por meio da especificação e aplicação de critérios mínimos para materiais e técnicas - desde pisos, paredes e esquadrias, até o fluxo de líquidos em tubulações, vibrações de máquinas e motores, entre outros, a fim de melhor atender às exigências dos usuários de edifícios habitacionais. Além disso, a NBR 15575 inclui um mecanismo de rastreabilidade para a construção, que permite, em casos de falhas de materiais ou estruturas, indicar e determinar as responsabilidades.
Embora tenha sido definida para edifícios residenciais de até cinco pavimentos, muitos dos seus parâmetros servem para qualquer tipo de edificação. Prevista para entrar em vigor em novembro de 2010, isso foi adiado em função das dificuldades de sua viabilização e implantação, pois faltam informações da indústria de insumos da construção sobre o desempe...