18/01/2010 – Equipe Target
O ano começa com importantes propostas de melhoria para o setor de gestão de segurança e saúde no trabalho. Para os campos mais específicos, como para as atividades que demandam equipamentos de prevenção de queda de altura, estão em votação projetos de normas (7) como:
. Projeto NBR 14627 - Equipamento de proteção individual contra queda de altura — Travaqueda guiado em linha rígida
. Projeto NBR 14628 - Equipamento de proteção individual contra queda de altura — Travaqueda retrátil
. Projeto NBR 14629 - Equipamento de proteção individual contra queda de altura — Absorvedor de energia
. Projeto 32:004.03-001 - Equipamento de proteção individual contra queda de altura – Talabarte de segurança
. Projeto 32:004.03-002 - Equipamento de proteção individual contra queda de altura — Cinturão de segurança tipo abdominal e talabarte de segurança para posicionamento e restrição
. Projeto 32:004.03-003 - Equipamento de proteção individual contra queda de altura — Cinturão de segurança tipo paraquedista
. Projeto 32:004.03-004 - Equipamento de proteção individual contra queda de altura – Conectores
As três primeiras são propostas de revisão de Normas já existentes. Os projetos 32:004.03, partes 1, 2 e 3, se aprovados, desmembraram e substituirão a NBR 11370:2001 - Equipamento de proteção individual - Cinturão e talabarte de segurança - Especificação e métodos de ensaio.
Já no campo de gestão de segurança e saúde no trabalho efetivamente uma iniciativa do Ministério do Trabalho em conjunto com universidades, laboratórios, entidades de classe, institutos de pesquisa e empresas propõe o projeto de Norma 109.000.01-001 - Sistema de gestão da segurança e saúde no trabalho — Requisitos.
O documento se propõe a especificar os requisitos de um Sistema de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho - SGSST, que permitam a uma organização controlar os respectivos riscos da segurança e saúde no trabalho, eliminando ou minimizando os riscos para os trabalhadores, melhorando seu desempenho. O documento baseia-se no sistema de gestão do tipo PEVA (Planejamento, Execução, Verificação e Ação), dentro de um processo de melhoria contínua.
Corporações e instituições que desejam desenvolver-se e adequar-se às principais Normas e regulamentos de segurança e saúde no trabalho devem ficar atentas a aprovação do projeto e as principais Normas e regulamentos para protegerem a saúde e bem estar de seus funcionários, assegurando assim seu desempenho. As
consultas sobre os projetos podem ser feitas até 22/02/2010.
FONTE: Equipe Target