11/10/2023 - Equipe Target
NBR 7282 de 09/2023 - Dispositivos fusíveis de alta-tensão — Dispositivos tipo expulsão — Requisitos e métodos de ensaio
A NBR 7282 de 09/2023 - Dispositivos fusíveis de alta-tensão — Dispositivos tipo expulsão — Requisitos e métodos de ensaio especifica os requisitos para os dispositivos fusíveis de alta-tensão tipo expulsão e similares, para uso interno ou externo em sistemas de corrente alternada de 60 Hz e tensões nominais acima de 1.000 V. Esta norma abrange apenas o desempenho de dispositivos fusíveis, com cada um compreendendo uma combinação específica de base, porta-fusível e elo fusível, ensaiados de acordo com esta norma, sem implicar o desempenho satisfatório de outras combinações não ensaiadas.
Esta norma pode também ser utilizada para outros dispositivos fusíveis que não sejam do tipo expulsão, mas que o processo de interrupção aguarde por um zero natural da corrente para interromper o circuito. Esta Norma não abrange capacidades de abertura sob carga nem de fechamento sob curto-circuito. Há informações sobre chaveamento sob carga na IEC 60265-1. Esta norma não abrange aspectos relativos ao nível de ruído, à emissão de gases quentes nem alguns aspectos da emissão de partículas incandescentes durante o processo de interrupção inerente a alguns tipos de dispositivos fusíveis tipo expulsão. Em relação às partículas incandescentes, a AS 1033-1:1990 - High voltage fuses – Part 1: Expulsion type abrange os aspectos referentes à emissão de partículas pelo uso de uma classificação que implica verificações adicionais ao ensaio de capacidade de interrupção.
A forma mais completa de assegurar que um dispositivo fusível com uma base, um porta-fusível e um elo fusível tenham bom desempenho é ensaiar a combinação. Fazer isto com muitas combinações é impraticável. Uma identificação técnica mais completa do conjunto submetido a ensaios de tipo, por meio de desenhos, fotos e indicação de materiais, pode contribuir para estimar diferenças de desempenho.
A extrapolação de resultados de ensaios realizados em certo dispositivo pode, dentro de certos limites, ser utilizada para estimar o resultado do ensaio em um dispositivo não ensaiado. Princípios para a utilização de extrapolação de resultados de ensaios são mostrados na ABNT NBR IEC 61439-1. Quando aplicável, podem ser utilizados os princípios de extensão da validade dos relatórios de ensaio indicados na IEC 62271-307.
Target Genius Respostas Diretas: