16/03/2022 - Equipe Target
NBR IEC 61008-1 de 02/2022 - Interruptores à corrente diferencial-residual para uso doméstico e similar sem dispositivo de proteção de sobrecorrentes (IDR) - Parte 1: Regras gerais
A NBR IEC 61008-1 de 02/2022 - Interruptores à corrente diferencial-residual para uso doméstico e similar sem dispositivo de proteção de sobrecorrentes (IDR) - Parte 1: Regras gerais é aplicável aos interruptores à corrente diferencial-residual funcionalmente independentes ou funcionalmente dependentes da tensão de alimentação, para a utilização doméstica e similar, sem dispositivo de proteção contra as sobrecorrentes incorporado (IDR), com tensão nominal não superior a 440 V em corrente alternada, com as frequências nominais de 50 Hz, 60 Hz ou 50/60 Hz e com corrente nominal não superior a 125 A, destinados principalmente à proteção contra os choques elétricos. Estes dispositivos são destinados à proteção das pessoas contra os contatos indiretos às partes metálicas acessíveis da instalação sendo conectadas a um aterramento apropriado. Eles podem ser utilizados para assegurar a proteção contra os perigos de incêndio resultantes de uma corrente de falta persistente à terra, sem intervenção do dispositivo de proteção contra as sobrecorrentes do circuito.
Os IDR com uma corrente diferencial-residual de funcionamento nominal inferior ou igual a 30 mA são também utilizados como meio de proteção complementar em caso de falha das outras medidas de proteção contra os choques elétricos. Esta norma é aplicável aos dispositivos que asseguram simultaneamente as funções de detecção da corrente residual, da comparação do valor desta corrente com o valor de funcionamento diferencial/residual e da abertura do circuito protegido quando a corrente diferencial-residual exceder este valor.
Os requisitos para os IDR estão de acordo com os requisitos gerais da IEC 60755. Eles são essencialmente destinados a serem manobrados por pessoas comuns e são projetados para não requerer manutenção. Eles podem ser objetos de certificação. As regras de instalação e de utilização dos ID são indicadas na série IEC 60364. Os IDR são destinados a serem utilizados em um ambiente com grau de poluição 2. Os IDR são apropriados para a função de seccionamento.
Os IDR de acordo com esta norma, com exceção daqueles com um neutro não interrompido, são apropriados para utilização em esquemas IT. Podem ser necessárias precauções especiais (por exemplo, DPS) quando for possível que as sobretensões excessivas se produzam a montante (por exemplo, no caso de uma alimentação por linhas aéreas) (ver a IEC 60364-4-44). Os IDR do tipo geral são resistentes aos desligamentos indesejáveis e incluem os casos em que surgem surtos de tensão (resultante de transitórios de manobras ou induzidos por descargas atmosféricas), produzindo surtos de corrente nas instalações sem que se produzam descargas de contorno (flashover).
Os IDR do tipo S são considerados suficientemente resistentes aos desligamentos indesejáveis, mesmo se o surto de tensão provocar uma descarga de contorno (flashover) e uma corrente subsequente ocorrer. Os DPS instalados a jusante de um IDR do tipo geral e conectados em modo comum podem provocar desligamentos indesejáveis. Para os IDR com grau de proteção superior a IP 20, podem ser necessárias construç&otil...