Text page

O contexto do gerenciamento de projetos, programas e portfólios

Como pode ser representado um exemplo de relação entre portfólios, programas e projetos? Quais são as abordagens integradas de governança e gerenciamento? No que consistem as normas sobre gerenciamento de projetos, programas e portfólios? Quais são os benefícios do uso de normas sobre gerenciamento de projetos, programas e portfólios? Essas dúvidas estão sendo esclarecidas na NBR ISO 21500 de 12/2021 - Gerenciamento de projeto, programa e portfólio — Contexto e conceitos.

19/01/2022 - Equipe Target

NBR ISO 21500 de 12/2021 - Gerenciamento de projeto, programa e portfólio — Contexto e conceitos

A NBR ISO 21500 de 12/2021 - Gerenciamento de projeto, programa e portfólio — Contexto e conceitos especifica o contexto organizacional e os conceitos subjacentes para a realização de gerenciamento de projetos, programas e portfólios. Ele também fornece orientação para as organizações adotarem ou aperfeiçoarem o gerenciamento de projetos, programas e portfólios utilizando as normas elaboradas pelo ISO/TC 258.

Este documento é aplicável à maioria das organizações, incluindo organizações públicas e privadas, e não depende do tamanho e tipo da organização. Também é aplicável a qualquer projeto, programa e portfólio, independentemente da complexidade, tamanho ou duração. As orientações adicionais sobre gerenciamento de projetos, programas e portfólios, e sua governança, são fornecidas nas NBR ISO 21502, NBR ISO 21503, NBR ISO 21504 e NBR ISO 21505.

Confira algumas dúvidas relacionadas a essa norma GRATUITAMENTE no Target Genius Respostas Diretas:

Como pode ser representado um exemplo de relação entre portfólios, programas e projetos?

Quais são as abordagens integradas de governança e gerenciamento?

No que consistem as normas sobre gerenciamento de projetos, programas e portfólios?

Quais são os benefícios do uso de normas sobre gerenciamento de projetos, programas e portfólios?

Este documento fornece orientação abrangente para o uso das normas de gerenciamento de projetos, programas e portfólios elaboradas pelo ISO/TC 258, e uma visão geral destas disciplinas e da respectiva governança em uma organização. O público-alvo deste documento inclui os praticantes e profissionais de gerenciamento de projetos, programas e portfólios; os executivos, gerentes seniores, patrocinadores e outros órgãos dirigentes que supervisionam projetos, programas e portfólios; as partes interessadas do projeto, programa e portfólios; os pesquisadores, estudantes e docentes de ambiente acadêmico; os desenvolvedores de normas nacionais, normas organizacionais, normas da indústria e políticas públicas; e os usuários de qualquer uma das normas sobre gerenciamento de projetos, programas e portfólios elaboradas pelo ISO/TC 258.

Assim, pode-se descrever descreve o contexto geral no qual operam a governança e o gerenciamento de projetos, programas e portfólios. Além das operações em andamento, o gerenciamento de projetos, programas e portfólios fornece um framework de gerenciamento integrado para agregar valor.

Os projetos, os programas e os portfólios estão dentro do ambiente organizacional e a organização está dentro do ambiente externo mais amplo. A figura abaixo ilustra que as oportunidades e ameaças podem ser identificadas por meio da estratégia e dos objetivos organizacionais.

As oportunidades e ameaças podem ser avaliadas e posteriormente desenvolvidas em requisitos e business cases. Com base nestes businesses cases e usando gerenciamento de portfólios ou outra estrutura de gerenciamento, a organização seleciona e autoriza projetos e programas que fornecem entregas, saídas e resultados para as operações.

Quando usados em operações, convém que entregas, saídas e resultados contribuam para a realização de benefícios para as partes interessadas internas e externas. Os benefícios também podem contribuir para um maior desenvolvimento da estratégia e dos objetivos da organização.

 

Clique na imagem acima para uma melhor visualização

 

As organizações realizam trabalhos para atingir os objetivos. Este trabalho pode ser realizado como operações em andamento, um projeto ou um programa, ou pode ser organizado como um portfólio junto com outros trabalhos relacionados. Um exemplo de relação entre projetos, programas e portfólios. O foco de cada uma destas atividades organizacionais pode ser resumido no que está descrito a seguir.

As operações são conduzidas por equipes relativamente estáveis por meio de processos contínuos e repetitivos e têm como foco a sustentação da organização. Os projetos são executados por equipes temporárias e fornecem entregas, saídas, resultados e benefícios. Um projeto pode ser gerenciado como um esforço de trabalho independente dentro de uma organização ou como parte de um programa ou portfólio maior.

Os programas são grupos de componentes de programas gerenciados de forma coordenada para fornecer vantagens e sinergias, contribuir para atingir objetivos estratégicos e operacionais comuns e realizar benefícios. Os portfólios são conjuntos de projetos, programas e outros trabalhos relacionados realizados para contribuir no atingimento dos objetivos estratégicos de uma organização.

O ambiente organizacional é afetado por fatores internos e externos que influenciam as atividades organizacionais e a tomada de decisões. Convém que uma organização considere as influências internas em relação à governança e gerenciamento de projetos, programas e portfólios.

O ambiente interno consiste de partes interessadas internas e é influenciado pela estrutura, cultura e processos da organização. As partes interessadas internas incluem os membros do órgão dirigente; os gerentes em seus papéis de proprietários de recursos ou em outros papéis operacionais ou funcionais; os patrocinadores; os gerentes de projetos, programas e portfólios; e os colaboradores da organização impactados pelo projeto, programa ou portfólio.

A estrutura e a cultura da organização afetarão a maneira como tomam decisões, comunicam e capacitam as partes interessadas internas e outras pessoas envolvidas no gerenciamento de projetos, programas e portfólios. A governança dos projetos, programas e portfólios reflete a estrutura e a cultura da governança organizacional, e convém capacitar as partes interessadas internas e fornecer suporte para gerenciar o engajamento e as expectativas das partes interessadas internas.

O ambiente externo da organização usando gerenciamento de projetos, programas e portfólios afeta a capacidade da organização de realizar benefícios. Os fatores a serem considerados no ambiente externo incluem as oportunidades e ameaças decorrentes de restrições econômicas, políticas, sociais, tecnológicas, jurídicas e ambientais; as expectativas e os requisitos do governo ou autoridades públicas, clientes, fornecedores, empreiteiros, outros parceiros de negócios e o público; a realização de benefícios a partir de entregas, saídas e resultados produzidos pelos projetos e os programas para as partes interessadas externas; os projetos envolvendo múltiplas organizações como um meio de colaborar com partes do ambiente externo.

As organizações podem estabelecer uma estratégia com base em sua missão, visão e fatores ambientais internos e externos. O trabalho de cumprir a estratégia e seus objetivos é denominado implementação da estratégia. Os objetivos estratégicos da organização podem ser alcançados através da implementação de projetos, programas e atividades operacionais ou várias combinações destes.

Convém que os objetivos estratégicos orientem a identificação de projetos e programas potenciais, que possam ser reunidos em um ou mais portfólios (ver NBR ISO 21504). Os fatores a serem considerados ao selecionar projetos e programas incluem os custos versus benefícios; os tipos de benefícios; o nível aceitável de risco e exposição ao risco; o alinhamento aos objetivos estratégicos; a disponibilidade de recursos; e o cronograma de custos e realização de benefícios.

A organização pode usar a gestão de portfólios para planejar a alocação de recursos e o momento de realização dos benefícios; avaliar e mitigar a exposição geral ao risco; coordenar o tempo de projetos, programas e outros trabalhos relacionados; auxiliar a organização na tomada de decisões ativas e conscientes sobre a seleção, priorização e encerramento de projetos, programas e outros trabalhos relacionados.

FONTE: Equipe Target

Anúncio fixo da norma NBRISO9001 Chegou o novo app Target GEDWeb!
Busque e visualize suas normas ABNT NBR NM
Recursos exclusivos de busca, leitura por voz,
acesso off-line, navegação por setor e muito mais!
Produto/Serviço relacionado à NBRISO9001

Baseado nos documentos visitados

Normas recomendadas para você

Versão comentada da Norma para Sistemas de gestão da qualidade - Requisitos, com mais de 91 páginas de comentários elaborados pelo engenheiro Eduardo Daniel
NBRISO9001 - COMENTADA de 09/2015

Versão comentada da Norma para Sistemas de gestão da qualidade - Requisitos, com mais de 91 páginas de comentários elaborados pelo engenheiro Eduardo Daniel

Gestão de projetos, programas e portfólios — Orientação sobre governança
NBRISO21505 de 08/2018

Gestão de projetos, programas e portfólios — Orientação sobre governança

Gestão da qualidade — Qualidade de uma organização — Orientação para alcançar o sucesso sustentado
NBRISO9004 de 11/2019

Gestão da qualidade — Qualidade de uma organização — Orientação para alcançar o sucesso sustentado

Gestão de projetos, programas e portfólio - Orientação sobre gestão de programas
NBRISO21503 de 12/2017

Gestão de projetos, programas e portfólio - Orientação sobre gestão de programas

Sistemas de gestão antissuborno - Requisitos com orientações para uso
NBRISO37001 de 03/2017

Sistemas de gestão antissuborno - Requisitos com orientações para uso

Tecnologia da informação — Técnicas de segurança — Sistemas de gestão da segurança da informação — Monitoramento, medição, análise e avaliação
NBRISO/IEC27004 de 08/2017

Tecnologia da informação — Técnicas de segurança — Sistemas de gestão da segurança da informação — Monitoramento, medição, análise e avaliação

Tecnologia da informação — Técnicas de segurança — Estrutura de Privacidade
NBRISO/IEC29100 de 03/2020

Tecnologia da informação — Técnicas de segurança — Estrutura de Privacidade

Gestão de riscos - Vocabulário
ABNT ISO GUIA73 de 11/2009

Gestão de riscos - Vocabulário

Gestão de riscos — Guia para implementação da ABNT NBR ISO 31000
ABNT ISO/TR31004 de 10/2015

Gestão de riscos — Guia para implementação da ABNT NBR ISO 31000

Gerenciamento de projeto, programa e portfólio — Contexto e conceitos
NBRISO21500 de 12/2021

Gerenciamento de projeto, programa e portfólio — Contexto e conceitos

Segurança da informação - Diretrizes para classificação, rotulação, tratamento e gestão da informação
NBR16167 de 12/2020

Segurança da informação - Diretrizes para classificação, rotulação, tratamento e gestão da informação

Tecnologia da informação — Técnicas de segurança — Gestão de riscos de segurança da informação
NBRISO/IEC27005 de 10/2019

Tecnologia da informação — Técnicas de segurança — Gestão de riscos de segurança da informação

Gerenciamento de projetos, programas e portfólios - Orientações sobre gerenciamento de portfólios
NBRISO21504 de 07/2016

Gerenciamento de projetos, programas e portfólios - Orientações sobre gerenciamento de portfólios

Tecnologia da informação — Técnicas de segurança — Sistemas de gestão da segurança da informação — Orientações
NBRISO/IEC27003 de 04/2020

Tecnologia da informação — Técnicas de segurança — Sistemas de gestão da segurança da informação — Orientações

Tecnologia da informação — Técnicas de segurança — Sistemas de gestão da segurança da informação — Requisitos
NBRISO/IEC27001 de 11/2013

Tecnologia da informação — Técnicas de segurança — Sistemas de gestão da segurança da informação — Requisitos

Gestão de riscos - Técnicas para o processo de avaliação de riscos
NBRIEC31010 de 08/2021

Gestão de riscos - Técnicas para o processo de avaliação de riscos

Segurança da informação, segurança cibernética e proteção da privacidade - Diretrizes para auditoria de sistemas de gestão da segurança da informação
NBRISO/IEC27007 de 05/2021

Segurança da informação, segurança cibernética e proteção da privacidade - Diretrizes para auditoria de sistemas de gestão da segurança da informação

Tecnologia da informação - Técnicas de segurança - Código de Prática para controles de segurança da informação
NBRISO/IEC27002 de 11/2013

Tecnologia da informação - Técnicas de segurança - Código de Prática para controles de segurança da informação

Versão comentada da Norma para Sistemas de gestão ambiental - Requisitos com orientações para uso, com mais de 80 páginas de comentários elaborados pelo engenheiro Eduardo Daniel
NBRISO14001 - COMENTADA de 10/2015

Versão comentada da Norma para Sistemas de gestão ambiental - Requisitos com orientações para uso, com mais de 80 páginas de comentários elaborados pelo engenheiro Eduardo Daniel

Tecnologia da informação - Técnicas de segurança - Código de prática para proteção de dados pessoais (DP) em nuvens públicas que atuam como operadores de DP
NBRISO/IEC27018 de 03/2021

Tecnologia da informação - Técnicas de segurança - Código de prática para proteção de dados pessoais (DP) em nuvens públicas que atuam como operadores de DP

Gerenciamento de projetos, programas e portfólios — Orientação sobre gerenciamento de projetos
NBRISO21502 de 12/2021

Gerenciamento de projetos, programas e portfólios — Orientação sobre gerenciamento de projetos

Gestão de riscos - Diretrizes
NBRISO31000 de 03/2018

Gestão de riscos - Diretrizes

Técnicas de segurança — Extensão da ABNT NBR ISO/IEC 27001 e ABNT NBR ISO/IEC 27002 para gestão da privacidade da informação — Requisitos e diretrizes
NBRISO/IEC27701 de 11/2019

Técnicas de segurança — Extensão da ABNT NBR ISO/IEC 27001 e ABNT NBR ISO/IEC 27002 para gestão da privacidade da informação — Requisitos e diretrizes

Tecnologia da informação - Governança da TI para a organização
NBRISO/IEC38500 de 11/2018

Tecnologia da informação - Governança da TI para a organização